7 segredos do Canva que talvez você não conheça

Canva segredos e truques
Índice deste artigo

O que é o Canva?

Caso você tenha caído de paraquedas neste artigo, primeiro iremos explicar o que é o Canva. Trata-se de uma ferramenta gratuita e on-line, que teve seu lançamento em 2013. Seu principal objetivo é fazer com que qualquer pessoa possa criar designs incríveis para compartilhar em qualquer lugar. Sim, é isso mesmo! Qualquer pessoa pode criar através do Canva.

Muito mais do que funções básicas, o Canva está recheado de funcionalidades e recursos que podem dar aquele upgrade no seu negócio. Nós iremos mostrar isso hoje para você!

É possível aproveitar muito do que a ferramenta aparenta oferecer, pois há vários “tesouros escondidos” que irão transformar a sua produção. Seja em sua versão gratuita ou na Pro, com o Canva é possível fazer trabalhos realmente impressionantes. Vamos conhecer essas dicas úteis?

1) Pesquisa avançada de imagens

Está utilizando a versão grátis do Canva? Sem problemas. A plataforma facilitou a filtragem das imagens gratuitas e recortadas (sem fundo). Basta selecionar o botão na barra de pesquisa!

2) Criar páginas para web (sites, cartão de visitas online e etc)

Com o Canva, é possível transformar um design em site clicável, isso quer dizer, uma página web responsiva que se adapta a qualquer formato de tela.

Com ele é possível, por exemplo, criar uma página para colocar no link da bio do seu Instagram, com muita sofisticação e claro, completamente personalizada. Além dessa possibilidade, você pode criar um cardápio responsivo, um bom portifólio para enviar para os seus clientes e até mesmo um cartão digital interativo.

Para isso, o primeiro passo é criar um novo design ou editar aquele que você deseja compartilhar.

Em seguida, no canto direito acesse o menu (três pontos). Feito isso, basta digitar na barra de buscas a expressão “site” e em “compartilhar”, ao encontrar a expressão “website”, basta selecionar.

A partir desse momento, surgirá uma guia para que você possa definir um “estilo da web”. Dito isso, é preciso lembrar que existem diferentes estilos, a saber: padrão, rolagem, apresentação e navegação clássica.

Confira as características de cada um deles:

  • Apresentação: Através desta opção é possível criar sites com diversas páginas, uma justamente ao lado da outra, sendo necessário clicar em cada uma das setas para o lado esquerdo e direito para visualizar cada uma delas;
  • Rolagem: Como o seu nome sugere, esta opção é aquela de página única onde o usuário rola a página em que se encontra para baixo para visualizar o conteúdo presente no site. 
  • Navegação Clássica: Muito semelhante com o estilo padrão, esse tipo conta com múltiplas páginas e apresenta um menu superior na parte direita, justamente, na página inicial. Esta será a primeira arte do design que você irá criar e os nomes de cada página determinados no design criados serão apresentados através deste menu, com uma forma de uma barra de navegação bem simples, mas bem funcional.
  • Padrão: Bem parecida à navegação clássica, no entanto com apenas uma página e o mesmíssimo menu superior com a finalidade de navegação.

Após definir o estilo de sua preferência, basta clicar em “abrir site” e conferir o resultado.

3) Editar seus PDF´s

Uma funcionalidade, extremamente, útil recente do Canva e que poucos usuários tem conhecimento é sobre a possibilidade de editar PDF´s.

Inicie pela página de início do site e depois clique em “Criar um design”. No fim do menu que se abre após esse passo você encontra a opção “Importar arquivo”.

Ao clicar nessa opção, você é direcionado com a finalidade de selecionar algum arquivo salvo em seu computador.

Após isso, basta selecionar o arquivo desejado para que o Canva faça o seu Upload.

Em seguida, abra o arquivo selecionado, clique na opção “Textos” e edite. Ao fim da edição, salve o arquivo nos formatos em que desejar: PDF, PNG ou outro formato disponível na ferramenta.

4) Desfocar suas fotos

Você sempre desejou fazer aquele efeito desfocado em suas imagens no Canva, mas não sabia o modo certo? Então, prepare-se para salvar este passo-a-passo:

Com um novo arquivo aberto em seu Canva, insira a foto a ser desfocada. A seguir, clique na opção duplicar a imagem e depois disso remova o fundo de qualquer uma das imagens duplicadas.

Vale lembrar que se você não possui a versão Pro do Canva, esta ferramenta não estará disponível. No entanto, não há motivo para desanimar, você pode fazer isso em algum outro aplicativo gratuito.

Uma vez que o fundo da imagem tenha sido removido, selecione outra, ainda com o fundo, e em seguida clique em “Editar imagem” no canto superior da ferramenta.

Já nas barras laterais que surgirão, basta selecionar a opção “desfoque” e rolar o curso para os lados, até que a foto fique do seu agrado.

Feito isso, basta posicionar a imagem sem fundo em cima da imagem com desfoque, com elas sobrepostas da maneira correta e voilá, mais um truque secreto do Canva revelado a você.

5) Fazer GIFs para as suas redes sociais

Personalizar os próprios GIFs afim de publicá-los nas redes sociais ou compartilhá-los pelo Whats com amigos e familiares é um dos truques mais secretos de todo o Canva, mas não se preocupe aqui você fica por dentro de tudo.

A ferramenta contém uma gama quase infinita com fundos de imagens animadas, assim como diferentes alternativas de elementos em movimento.

Além disso, é possível utilizar os elementos GIPHYs no próprio Canva. Entretando, a ferramenta te permite utilizar de toda a criatividade para carregar os seus próprios arquivos e criar do seu jeito.

Após finalizar, basta salvar o seu arquivo com a opção GIF.

6) Gerar um QR code

Com o Canva você pode criar um QR code só seu, assim como as grandes marcas.

Em primeiro lugar crie seu design. Em seguida, vá até “Mais” e depois em “QR Code”, agora basta acessar o menu que surgir. Em seguida, insira nesse menu a URL do site e o seu código será criado. Agora, basta finalizar ao inserir o código no seu design e salvar.

Pronto! Assim que alguém escanear o seu QR Code ela será direcionada até o site que você designou.

7) Insira o seu design em um site com código HTML

Para este último truque, você deverá ir até o arquivo onde estão as suas imagens. Em seguida, clique nos pontinhos do lado direito superior na tela. Após isso, vá até “Incorporar”, ao clicar uma caixa diálogo irá surgir.

Selecione a opção “Incorporar” e os links das imagens vão ser feitos imediatamente.

Esteja atento, pois quando atualizado ou modificado os desings na ferramenta, a edição acontecerá de modo automático no local de hospedagem.

Conclusão

Gostou do nosso conteúdo sobre os truques e segredos do Canva? Então, fique à vontade para compartilhar com aqueles que utilizam esse excelente recurso para realizar os seus trabalhos. Até a próxima!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Sobre o autor

Facebook
LinkedIn
Twitter
Felipe Martins
Estrategista Digital

Mineiro, entusiasta da tecnologia e amante das artes. Trabalho com Internet Marketing desde 2010. Sou dono da Agência SNR e fundador do Blog Dica Útil. Você pode falar comigo pelo email [email protected]

Publicidade

Destaques

Publicidade
Compartilhe essa dica com alguém