As 4 melhores dicas para ter ganhos financeiros com o Instagram

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O Instagram conquistou o mundo ao longo dos anos. Rapidamente, a ideia de compartilhar fotos nesta plataforma se tornou um hábito para muitas pessoas. O crescimento foi tão rápido que, em um pouco mais de 12 anos, o app ultrapassou a marca de um bilhão de usuários.

Devido a essa grande audiência, a plataforma chamou a atenção de grandes marcas e empreendedores. Afinal de contas, falar com um grande número de usuários é uma excelente forma de divulgação. Ou seja, é possível ter um ótimo ganho financeiro.

Inclusive, ao perceberem o potencial da plataforma, muitas pessoas se tornaram influenciadoras. Assim, elas ganharam uma excelente oportunidade para divulgar seu negócio e crescer na internet. Leia este texto e veja como ter ganhos financeiros com o Instagram.

Use um perfil comercial

Para ter ganhos financeiros no Instagram, usar um perfil pessoal não é recomendado. Na verdade, a melhor opção é criar um perfil comercial para o seu negócio, pois ele possui ferramentas que o perfil pessoal não tem. Ao criar um perfil comercial, os seguintes recursos estarão disponíveis:

1) Ver quantas pessoas visualizaram seu post;

2) Saber quem engajou no post;

3) Ver o número de pessoas que acessaram sua página;

4) Contar o número de cliques em seus links e posts;

5) Fazer anúncios.

O foco do perfil comercial é expor informações relevantes ao administrador. Dessa forma, ele consegue entender melhor o seu público e avaliar quais de seus posts tiveram sucesso. Para ter um perfil comercial, crie uma nova conta ou converta o seu perfil pessoal em um comercial. Para fazer isso, veja as instruções abaixo:

1) Entre nas configurações do seu Instagram;

2) Escolha a opção “Alternar para perfil comercial”;

3) Caso possua, sincronize sua conta do Instagram com sua página do Facebook. No entanto, você deve ter uma página do Facebook voltada apenas para o seu negócio;

4) Por fim, digite os dados da sua empresa na guia “Configurar perfil comercial”.

Faça parcerias

Se você vende alguma coisa em seu perfil, um bom modo de ter ganhos financeiros no Instagram é fazer parcerias. Geralmente, o melhor parceiro possível para as redes sociais é o influenciador digital.

Como os grandes influenciadores possuem muitos seguidores, eles têm grande reputação nas redes sociais. Por isso, eles são vistos como grandes formadores de opinião, pois têm uma grande massa que seguem suas orientações.

Sendo assim, usar a imagem do influenciador para vender o seu produto é um bom modo de ter ganhos financeiros no Instagram. Para isso, basta que o influenciador divulgue o seu produto na página dele. Além disso, ele também pode gravar um vídeo junto com você e falar bem do seu produto.

Post patrocinado

É possível pagar para o Instagram divulgar o seu post. Dessa forma, sua postagem chegará em pessoas que nunca viram o seu perfil. Fazer um post patrocinado é um bom modo de divulgar a sua marca, especialmente se algum influenciador for seu parceiro. Aliás, é possível fazer parceria com alguma empresa e pedir para ela patrocinar a sua postagem.

Nesse caso, basta pedir para o influenciador fazer um post sobre seu produto e publicá-lo na sua rede social. Depois disso, basta fazer o impulsionamento do post e esperar pelos resultados.

Para melhorar o desempenho de seu post patrocinado, veja as dicas abaixo:

  • Após conseguir a parceria, crie o conteúdo para seu post patrocinado;
  • Cite o nome de sua marca ou utilize algum link promocional;
  • Não esqueça de usar hashtags;
  • Compartilhe o conteúdo em seu perfil;
  • Se houver algum ganho, receba o valor gerado pela publicação.

Vale ressaltar que, na hora de fazer uma parceria, as grandes empresas não querem apenas um grande número de seguidores. Segundo uma pesquisa feita pela youPIX, as empresas buscam perfis com alto engajamento em seus posts.

Ou seja, é preciso que as pessoas interajam com as postagens e mostrem interesse por elas. Dessa forma, as empresas viriam aquele perfil como uma grande forma de divulgação.

Em resumo, quanto mais interação uma pessoa tiver em sua página, maior a chance de uma empresa patrociná-la. Por isso, antes de procurar alguma empresa para fazer parceria, verifique o engajamento de sua página.

Faça bons posts

Usar sua página apenas para postar produtos e promoções é inútil. Normalmente, as pessoas entram no Instagram para ver coisas novas e conhecer novas tendências. Em outras palavras, você não pode ver o seu perfil como um simples catálogo de vendas.

Para atrair mais seguidores e curtidas no instagram, seu perfil deve ter bom conteúdo. Dessa forma, mais pessoas se interessaram por ele e, por consequência, comprarão o seu serviço. Mostra curiosidades sobre sua página, faça tutoriais sobre seus produtos e, se for o caso, mostre o seu processo de fabricação.

Ademais, poste imagens sobre o cotidiano do seu negócio e faça posts atrativos sobre o seu trabalho. Aliás, um bom modo de atrair engajamentos é utilizar memes. Vale lembrar que o Instagram é uma plataforma descontraída. Por isso, fazer somente postagens de vendas não é uma boa estratégia.

Em suma, o ideal é alternar posts de vendas com posts de conteúdo. Assim, você montará um perfil informativo e atrativo para sua audiência. Dessa forma, sua página ganhará engajamento e, com o passar do tempo, terá um aumento em seu tráfego. Isso elevará muito as chances de aumento em suas vendas.

Use boas hashtags

Para ter ganhos financeiros no Instagram, seus posts precisam de muitos acessos. Por isso, é importante buscar meios para que sua página seja encontrada nas buscas. Um bom modo de fazer isso é colocar boas hashtags nos posts.

A função das hashtags é direcionar o tema de uma postagem. Ao utilizar as hashtags certas, é possível aumentar a busca por uma determinada postagem. Com isso, você elevará o engajamento da página. Como as hashtags funcionam como palavras-chave, é fundamental tratá-las com seriedade, pois elas elevaram a busca pelo seu perfil.

Geralmente, a hashtag é uma estratégia muito usada pelos usuários que pesquisam por algum tema. Entretanto, uma hashtag só terá valor se o perfil da postagem for público. Do contrário, o uso da hashtag não terá serventia alguma.

A seguir, veja algumas instruções para escolher boas hashtags:

Faça a hashtag do modo correto

Ao criar uma hashtag, jamais use caracteres especiais (*, $, %) ou espaços. Entretanto, se quiser, é possível colocar números. Para montar uma hashtag, veja os exemplos abaixo:

  • Hashtag correta: #poemadeamor;
  • Hashtag errada: #poema%deamor.

Use as hashtags com moderação

Fazer um post lotado de hashtags não o tornará mais atrativo. Aliás, talvez os cliques até diminuam por conta do exagero. Segundo o próprio Instagram, a quantidade ideal para cada postagem é entre uma e cinco hashtags. Mais do que isso será prejudicial para o post.

Aliás, em casos assim, o Instagram pune a publicação com um shadowban, algo bem chato de resolver. Por isso, o mais indicado é escolher boas hashtags e reduzir a quantidade em cada post. Dessa forma, você elevará o engajamento da postagem sem prejudicá-la.

Use hashtags atreladas ao seu post

Escolher uma hashtag que está no hype nem sempre é a melhor escolha. Em algumas situações, essa hashtag pode fazer o seu post “desaparecer”, pois existem vários posts atrelados a ela. Por isso, é necessário utilizar uma hashtag que realmente tenha ligação com seu post.

Uma forma comum de encontrar boas hashtags é estudar seus concorrentes. Você pode entrar nas páginas deles e ver quais hashtags estão sendo usadas. Além disso, você pode usar sites como Keywords Tools ou Tags Finder para encontrar boas palavras-chave. Nesses sites, basta digitar o tema do seu post e ver uma lista com várias palavras-chave que podem te ajudar. Assim, você descobrirá várias hashtags que fazem parte do seu nicho.

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Sobre o autor

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Felipe Martins
Estrategista Digital

Mineiro, entusiasta da tecnologia e amante das artes. Trabalho com Internet Marketing desde 2010. Sou dono da Agência SNR e fundador do Blog Dica Útil. Você pode falar comigo pelo email [email protected]

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