Entenda porque é que o seu anúncio do Facebook foi rejeitado

anúncio do Facebook foi rejeitado
Índice deste artigo

Por que meu anúncio do Facebook foi rejeitado?

Seu anúncio do Facebook foi rejeitado? Pode parecer que há tantas razões pelas quais os seus anúncios podem ser rejeitados como há estrelas no céu. No entanto, descobrimos que a maioria dos problemas provém de várias rejeições de categorias principais.

Felizmente, são muito fáceis de corrigir, e uma vez que esteja ciente deles, não terá qualquer problema em criar anúncios compatíveis no futuro. Confira essa dica de marketing!

Categorias proibidas e restritas

A razão mais comum que vemos para as rejeições está relacionada com categorias proibidas ou restritas no Facebook.

Os conteúdos proibidos são conteúdos que nunca podem ser anunciados na plataforma. Isto inclui:

  • Produtos ou serviços ilegais
  • Práticas discriminatórias (anúncios que encorajam a discriminação com base na raça, etnia, origem, religião, orientação sexual, etc.)
  • Tabaco e produtos relacionados (isto inclui cigarros electrónicos e vaporizadores)
  • Substâncias inseguras (drogas ilícitas ou recreativas, independentemente da legalidade do Estado ou país)
  • – Armas, munições ou explosivos
  • – Produtos e serviços ou conteúdo para adultos
  • – Marketing multinível (MLM)
  • – Certos serviços e produtos financeiros (tais como as moedas criptográficas)
  • – Profanidade e má gramática

E a lista prossegue. Em suma, se o seu anúncio for fraudulento ou estiver a anunciar um dos produtos acima mencionados, não poderá exibi-lo no Facebook. Infelizmente, não há nada que possa fazer para corrigir isto.

O próximo tipo é conteúdo restrito. Embora este tipo de conteúdo seja permitido no Facebook, existem directrizes e políticas adicionais que o seu anúncio deve seguir para poder ser publicado. O conteúdo restrito inclui:

  • – Álcool
  • – Serviços de datação
  • – Jogos de azar e jogos em linha
  • – Farmácias online ou medicamentos prescritos
  • – Serviços de assinatura
  • – Produtos ou serviços financeiros e de seguros
  • – Anúncios sobre questões sociais, eleições, ou política
  • – Procedimentos cosméticos e de bem-estar

Como mencionámos, cada um destes serviços tem orientações específicas sobre como é necessário posicionar a criatividade e a segmentação do anúncio para cumprir a política.

Por exemplo, os anúncios que promovem bebidas alcoólicas precisam de visar um público mais antigo nesse local específico. Além disso, alguns países estão proibidos de fazer publicidade a bebidas alcoólicas sob qualquer forma.

Se notar que o seu anúncio foi rejeitado por qualquer violação de conteúdo restrito, a prática recomendada é rever as directrizes de conteúdo restrito e editar o seu anúncio para cumprir ou solicitar uma revisão manual (mais sobre isto abaixo).

Nenhuma funcionalidade da política

Este pode enganá-lo um pouco, pois não é muito claro a que se refere quando se lê o título.

A política de funcionalidade inexistente é realmente muito simples – não pode fingir que o seu anúncio tem elementos que não estão realmente presentes.

Atributos pessoais

A personalização é tudo no marketing, no entanto, o Facebook ads tem uma opinião ligeiramente diferente sobre o assunto.

Quando se trata da sua cópia de anúncio e imagens do Facebook, as políticas do Facebook declaram claramente que não lhe é permitido declarar ou sugerir que está ciente dos atributos pessoais de um contacto específico, tais como idade, sexo, orientação sexual, crenças ou questões médicas.

Também se debruçam sobre a utilização de ‘você/seu’ quando se trata de enviar mensagens e descrever a sua audiência.

Como é que corrijo anúncios rejeitados no Facebook?

Quando vê que alguns dos seus anúncios no Facebook foram rejeitados, existem apenas duas opções para os fazer correr correctamente.

Edite os seus anúncios para estar em conformidade com a política que violou, ou conteste a decisão e envie o seu anúncio através de uma revisão manual. Vamos agora cobrir o lado da revisão deste processo.

Solicitar uma revisão de um anúncio contestado

Se pensa que há uma hipótese de a automatização ter rejeitado injustamente o seu anúncio, vale a pena tentar contestar a decisão.

O Facebook afirma que solicitar revisões não prejudica a reputação da sua conta, e que tanto o sistema automatizado como as revisões manuais podem cometer erros.

Felizmente para nós, isto significa que não há nada a perder e tudo a ganhar ao tentar novamente.

Pode solicitar uma revisão em qualquer altura, indo à página “Qualidade da Conta” e clicando na conta de anúncio que deseja rever.

Ver o estado do seu pedido de revisão de anúncio

Após submeter a sua revisão, terá de aguardar que a equipa do Facebook reveja o seu pedido manualmente.

Não há dados concretos sobre o tempo que este processo pode demorar, mas já vi esta decisão ser geralmente tomada dentro de 2-3 dias após a submissão. Mais uma vez, outros factores, tais como a época do ano, podem aumentar a duração.

Para ver o estado do seu pedido, dirija-se ao nosso novo melhor amigo, a página Qualidade da Conta e clique na conta de anúncio que deseja rever.

A partir daqui, clique na secção ‘em revisão’ para ver a lista de anúncios que ainda se encontram em processo de revisão.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Sobre o autor

Facebook
LinkedIn
Twitter
Felipe Martins
Estrategista Digital

Mineiro, entusiasta da tecnologia e amante das artes. Trabalho com Internet Marketing desde 2010. Sou dono da Agência SNR e fundador do Blog Dica Útil. Você pode falar comigo pelo email [email protected]

Publicidade

Destaques

Publicidade
Compartilhe essa dica com alguém