O que é Marketing de Afiliados?

Marketing de Afiliados
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O marketing de afiliados é uma das formas mais conhecidas e antigas de marketing digital. Pode ser simplesmente definido como o processo em que uma pessoa ganha uma comissão promovendo ou comercializando o produto de um indivíduo ou empresa. Simplificando, se você recomendar um produto a alguém e ele o comprar com base em sua recomendação, você receberá uma pequena parte de cada venda feita – isso é marketing de afiliados.

A comissão para afiliados pode variar de $ 1 a $ 10.000 ou mais, dependendo do produto que eles estão promovendo. O marketing de afiliados é muitas vezes conhecido como o ‘canal’; é o modelo que permite que marcas ou empresas se unam a indivíduos para acompanhar seu próprio desempenho de maneira eficiente, escalável e econômica.

De certa forma, o marketing de afiliados é simplesmente uma forma de crowdsourcing de uma equipe de vendas para escalar.

Como funciona o marketing de afiliados?

O marketing de afiliados acredita na distribuição das responsabilidades de criação e marketing de produtos entre várias partes. Isso permite que eles aproveitem os talentos de um grupo de indivíduos para uma estratégia de marketing eficiente e eficaz, ao mesmo tempo em que fornecem aos colaboradores ou afiliados uma parte dos lucros obtidos.

Existem algumas partes ou segmentos envolvidos no marketing de afiliados. Eles são os seguintes:

O comerciante: O comerciante também é conhecido como a empresa, o fabricante, o criador, o varejista ou a marca. O comerciante de marketing de afiliados cria um item ou serviço. O comerciante também pode ser um indivíduo empreendedor que oferece serviços como cursos online ou programas de consultoria. Basicamente, um comerciante pode ser qualquer pessoa que tenha um produto para vender.

O Afiliado: Os afiliados podem ser editores, anunciantes ou distribuidores. Podem ser grandes organizações ou apenas um indivíduo. O trabalho do comerciante afiliado é promover os produtos ou serviços oferecidos pelo comerciante para atrair indivíduos que possam se tornar clientes em potencial para o fornecedor e acabar comprando o produto. O afiliado também pode ser um site que anuncia os serviços do comerciante para o público-alvo.

O Consumidor: Os consumidores saberão sobre o sistema de rede de afiliados somente se o afiliado os informar sobre isso. Enquanto alguns afiliados são abertos sobre isso, outros normalmente não gostam de revelá-lo. Sem consumidores, não haveria nenhuma comissão presente ou renda a ser distribuída.

Os consumidores são comercializados de acordo com o canal que melhor lhes convém, seja mídia social, canais de marketing de conteúdo, mecanismos de pesquisa ou outdoors digitais. Como o custo do sistema de afiliados está incluído na economia unitária do custo de varejo, os consumidores geralmente não pagam um preço mais alto ao anunciante afiliado.

A Rede: Uma rede serve como uma ponte entre a rede de afiliados e o comerciante de marketing de afiliados no âmbito do marketing de afiliados. Essas redes ajudam os afiliados na promoção de um produto de forma ainda mais eficiente.

A rede funciona como um banco de dados de inúmeros produtos e, dentre esses produtos, os afiliados podem escolher aquele que desejam promover.

Como ter sucesso no marketing de afiliados

O marketing de afiliados pode ser uma ótima maneira de ganhar dinheiro, mas também é muito competitivo. Você precisa conhecer o estado atual do mercado para saber como promover diferentes produtos. Para ser um afiliado de sucesso, seja como blogueiro, YouTuber ou influenciador de mídia social, aqui estão algumas estratégias a seguir:

Conheça seu público

Você precisa saber o máximo possível sobre seu público e seguidores. Pense no motivo pelo qual eles estão visitando seu site ou se inscrevendo em suas listas de e-mail ou seguindo você ardentemente nas mídias sociais. Certifique-se de que os produtos que você promove ajudem a resolver os problemas do seu público. Ao aumentar a relevância de seus produtos, você dá ao seu público um motivo para continuar voltando ao seu conteúdo, o que, por sua vez, aumenta a taxa de vendas e lucros.

Conhecer seu público não apenas ajuda no sucesso de seus produtos, mas também permite explorar mais sobre os melhores lugares para anunciar seu site, a fim de atrair os clientes que estão genuinamente interessados. Isso também pode ajudá-lo a usar os dados demográficos e psicográficos necessários e tornar suas ofertas mais atraentes.

Seja fiel a si mesmo e aos seus leitores

A única maneira de obter sucesso como afiliado é se você for ético e conseguir conquistar a confiança de seu público. Em última análise, são eles que divulgarão seu conteúdo por meio de postagens e republicações. Se eles receberem uma dica de que você está promovendo produtos nos quais não acredita ou está fazendo isso apenas por benefícios monetários, eles sairão e nunca mais voltarão.

Por exemplo, se você é um blogueiro de beleza que fala sobre cuidados com a pele ou produtos de maquiagem no YouTube e promove produtos que são prejudiciais de alguma forma, seus espectadores provavelmente ficarão chateados e desapontados. Isso pode levar não apenas a manchar sua reputação, mas também a perder uma quantidade enorme de seguidores.

Portanto, promova apenas os produtos que você acha que serão realmente úteis para seu público. Você também pode optar por divulgar seu relacionamento com a empresa ou local que está promovendo, pois os espectadores gostam desse nível de honestidade e transparência.

Crie conteúdo significativo

O conteúdo é definitivamente rei. Se o seu conteúdo for forte, os leitores irão migrar para sua página de qualquer maneira. É importante lembrar de duas coisas: escreva conteúdo relevante e escreva sobre tópicos atemporais. Você pode fornecer links para seus blogs antigos nos novos e também continuar atualizando os antigos para torná-los mais relevantes e atuais.

Existem certos assuntos que são absolutamente atemporais, portanto, escrever sobre esses sempre funciona. Você também pode optar por não adicionar datas aos seus blogs para que as pessoas não as descartem apenas pelo fato de serem antigas. Crie conteúdo que seja útil , faça seus leitores pensarem e traga uma mudança positiva em suas vidas.

Tome decisões de negócios sábias

Só porque você é um comerciante da filial, não significa que você deve promover tudo e qualquer coisa. Promova apenas os produtos cujo escopo e histórico você entende firmemente. Escolha ir para campos onde sua experiência é alta. Isso o ajudará a longo prazo, pois você será capaz de diferenciar o bom do ruim. Ainda outra vantagem disso será o fato de que quanto mais exigente você for, mais forte será sua influência sobre o público, porque os espectadores reconhecerão sua experiência na área e valorizarão seu conteúdo.

Faça uso das ferramentas

Existem várias ferramentas por aí que ajudarão você a se tornar um afiliado mais eficiente. Isso inclui criar um site, usar elementos como o Google Analytics e adicionar o software relevante. As ferramentas online ajudarão você a medir os resultados, suavizando seu fluxo de trabalho e mantendo-se atualizado em relação a todas as atualizações.

Melhores plataformas de marketing de afiliados

Se você é um especialista em marketing de afiliados ou está apenas começando neste campo, sempre desejará que suas campanhas de marketing de afiliados funcionem bem. Você precisa experimentar diferentes programas para ver qual se adapta melhor ao seu conteúdo. Alguns dos melhores programas de marketing de afiliados para experimentar são os seguintes:

1. Associados da Amazon

Se você é iniciante, o Amazon Associates é uma ótima plataforma para começar. A Amazon aquece os leads para você e cuida da maior parte do processo de vendas. Tudo que você precisa fazer é usar as fontes externas para trazer novos clientes para o site da Amazon. A gama de produtos que você pode lançar é enorme, pois novos produtos são adicionados todos os dias.

2. Rede de parceiros do eBay

Ao fazer parte da Rede de Parceiros do eBay , você pode fazer uso dos inúmeros clientes que gostam de navegar no mercado do eBay. Quando você anuncia os produtos do eBay em seu blog, mídia social ou site, você ganha dinheiro com cada produto vendido usando seu link. De tendências populares a ofertas diárias, o fornecimento de produtos no eBay é interminável.

3. Compartilhar À Venda

Com quase duas décadas de existência, o ShareASale conquistou uma reputação respeitável no setor de marketing de afiliados. A interface é extremamente amigável, o processo de inscrição é rápido e gratuito e oferece suporte para os afiliados que administram vários sites. Como afiliado, existem vários comerciantes que você pode escolher, com mais de 40 categorias disponíveis.

4. ClickBank

O ClickBank alcança mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo, com seus 6 milhões de produtos digitais distribuídos em mais de 20 categorias. Fornece comissões de até 75% e é conhecida por seus pagamentos regulares e confiáveis, o que é um dos fatores mais positivos. Como a disponibilidade de produtos é constante e bastante enorme, isso significará uma grande quantidade de receita para um comerciante afiliado.

5. PartnerStack

O PartnerStack se concentra principalmente na publicidade de ferramentas e produtos de software, incluindo a maioria dos populares. O programa de marketing de afiliados afirma que são os parceiros de canal por meio dos quais 30% do software é vendido. Portanto, para os profissionais de marketing cujo público inclui indivíduos com inclinação para software, isso funciona muito bem.

Este programa de marketing de afiliados visa a colaboração de comerciantes de afiliados e proprietários de produtos. Portanto, o alto potencial de crescimento o beneficiará muito como afiliado.

6. Afiliada CJ

Contendo 300 marcas, incluindo algumas das melhores globais, o CJ Affiliate é o melhor para profissionais de marketing experientes. Conhecida por ter um crescimento ano a ano de 43% em termos de comissões, a plataforma tem diretrizes bastante rígidas para contratar publishers e profissionais de marketing. Embora possa parecer um pouco confuso de usar no início, uma vez que você se acostuma com isso, a caixa de ferramentas é divertida de se trabalhar.

7. Programa de Afiliados Fiverr

Apresentado como o maior mercado de serviços digitais do mundo, o Fiverr Affiliates Program tem mais de 11 milhões de usuários de 190 países. Seu plano de comissão é extremamente generoso, com o CPA chegando a US$ 150. Uma das melhores partes é que os profissionais de marketing recebem atribuição vitalícia e também não há limite de referência. Seu painel amigável facilita muito o trabalho dos profissionais de marketing afiliado.

Resumindo

O marketing de afiliados é uma ótima maneira de ganhar dinheiro promovendo os produtos e serviços que você sabe que são benéficos e melhorarão a vida do seu público. Isso aumenta sua popularidade como editor e faz com que as marcas importantes notem você por meio de seu trabalho duro e credibilidade. Essas dicas de marketing são fundamentais para seu sucesso!

Para ser um afiliado bem-sucedido, é crucial selecionar um programa que complemente as crenças e princípios fundamentais da sua empresa.

Nem dois profissionais de marketing de afiliados funcionam da mesma maneira nem dois programas de marketing de afiliados funcionam da mesma maneira. Em última análise, tudo depende do nicho e do público do profissional de marketing, com base no qual um afiliado pode escolher aquele que melhor atende às suas necessidades.

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Sobre o autor

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Felipe Martins
Estrategista Digital

Mineiro, entusiasta da tecnologia e amante das artes. Trabalho com Internet Marketing desde 2010. Sou dono da Agência SNR e fundador do Blog Dica Útil. Você pode falar comigo pelo email [email protected]

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