Aprenda a congelar legumes cozidos

congelar legumes
Índice deste artigo

Aprenda a congelar legumes corretamente

Congelar legumes é um hábito que pode ser super prático para o dia a dia, afinal, a rotina está cada vez mais corrida e nem sempre sobra tempo para cozinhar todos os dias, não é? Por isso, congelar comidas já cozidas é uma ótima opção para quem quer comer bem, mas falta tempo para cozinhar. Assim evita-se até mesmo o desperdício!

Uma grande dúvida da maioria das pessoas é como congelar os legumes já cozidos. Será que eles perdem o sabor? As propriedades? Foi pensando no esclarecimento dessas dúvidas que preparamos algumas dicas para você congelar de forma correta os legumes cozidos. Confira!

Sempre lave bem os legumes

Por mais que eles sejam cozidos em alta temperatura, o ideal é sempre higienizar os legumes antes de manusear. Pois cortar, por exemplo, pode fazer com que sujidades da casca entrem no meio do legume. Não há necessidade, neste caso, de lavá-los com água sanitária, mas sim com água corrente.

É melhor cozinhar picado

Pique os legumes da forma que preferir e no tamanho que preferir, assim eles cozinham mais rápido e também são congelados mais rápido e por completo. 

Cozinhe-os normalmente

Não use temperos ou sal, o ideal é você somente cozinhar na água até o ponto desejado — porém não pode ser muito cozido, viu? Faça esse processo com os legumes separados, assim você controla melhor o cozimento deles, já que cada legume demanda um tempo diferente de cozimento. Você pode se basear no seguinte:

  • Abóbora-cabotiá: ainda com casca, deve ser fervida na água por cerca de 8 minutos
  • Abobrinha: 3 minutos na água fervente
  • Berinjela: 4 minutos 
  • Brócolis: 4 minutos
  • Cenoura: 4 minutos
  • Chuchu: 4 minutos
  • Repolho: 3 minutos 
  • Vagem: 3 minutos 

Faça o processo de branqueamento

Essa etapa é fundamental para que os legumes não continuem a cozinhar com o calor. Por isso, separe um refratário fundo com água e bastante gelo, após os legumes estarem cozidos, coloque-os no refratário com gelo e deixe-os submersos por aproximadamente dois minutos. 

Seque bem e embale

Após retirar os legumes da água com gelo, é preciso secar muito bem cada pedaço dos legumes. Você pode deixar escorrendo em um escorredor de massa por um tempo e depois colocá-los em cima de uma toalha, para que o tecido absorva o excesso de umidade. 

Após perceber que eles já estão bem secos, é hora de embalar. O ideal é que você separe em porções, assim você descongela somente o necessário. Coloque os legumes em potes de vidro esterilizados, potes plásticos próprios para geladeira frost free ou em saquinhos higiênicos.

Agora, é só congelar

Agora é só colocar os potes no freezer, mas lembre-se de manter um certo espaço entre eles para que o ar gelado circule dentro do congelador. É importante anotar a data em que você colocou para congelar, pois eles podem ficar até 30 dias congelados. 

E para descongelar?

Você pode fazer isso de duas formas: tirando os legumes do freezer um dia antes e colocando-os na geladeira ou, então, levando-os direto para a panela — inclusive este é o melhor método para manter o sabor.

Gostou da dica? Congele os seus legumes cozidos, economize tempo e evite o desperdício! Qualquer dúvida é só chamar a gente, tá bom?

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Sobre o autor

Facebook
LinkedIn
Twitter
Felipe Martins
Estrategista Digital

Mineiro, entusiasta da tecnologia e amante das artes. Trabalho com Internet Marketing desde 2010. Sou dono da Agência SNR e fundador do Blog Dica Útil. Você pode falar comigo pelo email [email protected]

Publicidade

Destaques

Publicidade
Compartilhe essa dica com alguém