Como acessar a carteira de trabalho digital pelo celular

Carteira de Trabalho Digital
Índice deste artigo

O Governo Federal, a fim de facilitar o dia a dia do trabalhador, lançou em setembro de 2019 o aplicativo CTPS Digital para que os trabalhadores possam ter acesso a Carteira de Trabalho de modo rápido e fácil através do celular.

O aplicativo, está disponível para Android e iPhone (iOS). Sendo assim, o trabalhador pode ter acesso a suas informações, como contratos de trabalho, ainda que eles sejam antigos, abono salarial e tantos outros benefícios. O acesso se dá através da conta Gov.br e para isso basta ter o seu número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Download da CTPS na Play Store (Android)

Download da CTPS na App Store (iPhone)

Aqueles que nunca tiveram a carteira de trabalho impressa podem ficar despreocupados, pois basta solicitar a Carteira de Trabalho Digital, e aguardar, que as suas informações serão atualizadas de modo automático, com os dados enviados pelos seus empregadores.

O que é a carteira de trabalho digital?

A Carteira de Trabalho Digital é um aplicativo que dá ao trabalhador a possibilidade de ter acesso às suas informações trabalhistas. Nele, é possível ter acesso a dados como abono salarial, seguro-desemprego, mudança de salário, benefícios trabalhistas, rescisão, demissão, dentre outros. Este aplicativo pode ser utilizado por qualquer pessoa, de modo gratuito, desde que possua o seu CPF. Desde a publicação da Portaria de nº 1065, de 23 de setembro de 2019, a CTPS Digital passou a ser equiparada com a antiga CTPS (física) para todas as finalidades de emprego e trabalho, exceto para a identificação civil.

A carteira de trabalho digital pode substituir a física?

Em boa parte dos casos, a CTPS Digital pode substituir a física. Desde o seu lançamento, basta que o trabalhador informe o seu CPF para que o empregador tenha acesso e atualize os seus dados por meio do portal eSocial.

Entretanto, como uma forma de precaução, o empregado que já possuía a CTPS física deve guardá-la, de modo a comprovar todos os contratos e dados trabalhistas que estejam ali presentes, ainda que eles possam ser exibidos em sua CTPS Digital. Além disso, vale lembrar que os funcionários que pertencem a órgãos públicos ou mesmo organismos internacionais necessitam da CTPS em formato físico.

Como tirar a minha carteira de trabalho digital?

Para tirar a sua Carteira de Trabalho Digital pelo aplicativo, é só entrar na plataforma do Ministério da Economia, selecionar a opção “Entrar”, e fazer o seu login com os dados da conta Gov.br e dar as devidas autorizações ao aplicativo para utilizar suas informações para a sua Carteira de Trabalho Digital.

Como ter acesso ao número da carteira de trabalho digital?

Ter acesso a esse número é muito fácil, pois ele é o mesmo do seu CPF. Já a data de emissão da sua Carteira de Trabalho Digital, tão importante para preencher outros documentos, é a data em que você criou a sua conta e fez o primeiro login. Vale ressaltar que, o app CTPS Digital não informa o número da sua Carteira Impressa e, nem mesmo o numero do seu PIS, que é fornecido pela Caixa Econômica Federal (CEF).

Como imprimir minha carteira de trabalho digital?

Para isso, basta criar um PDF com os dados da sua Carteira de Trabalho para impressão ou até mesmo enviar quando isso for necessário. Nesse caso, vá até a sua CTPS Digital e clique em “Enviar”, e logo depois escolha se deseja incluir todos os dados da sua Carteira Digital. Caso desmarque tal opção, você poderá escolher aqueles dados que deseja inserir no documento a ser compartilhado ou impresso.

Após esse passo, toque na aba “PDF” e aguarde que o documento carregue. Daí em diante, basta escolher a opção “Salvar”, para deixar o PDF armazenado no seu smartphone, ou “Enviar” para algum contato.

Conclusão:

Pronto! Agora, depois desse breve passo a passo ficará muito mais fácil ter acesso à sua CTPS Digital, seja para consultar, informar ou compartilhar dados para empresas em que for contratado ou até mesmo em aplicativos da Caixa Econômica Federal como o Caixa Tem e o Caixa Trabalhador, etc.

Gostou dessa dica? Então, sinta-se à vontade para curtir e comentar o nosso conteúdo, explorar o nosso site e compartilhar esse e outros artigos que achar interessante com seus amigos e familiares, basta clicar no ícone do Whatsapp e Facebook e deixa-los atualizados com nossas novidades.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Sobre o autor

Facebook
LinkedIn
Twitter
Felipe Martins
Estrategista Digital

Mineiro, entusiasta da tecnologia e amante das artes. Trabalho com Internet Marketing desde 2010. Sou dono da Agência SNR e fundador do Blog Dica Útil. Você pode falar comigo pelo email [email protected]

Publicidade

Destaques

Publicidade
Compartilhe essa dica com alguém