10 coisas para avaliar na hora de comprar um celular em 2022

Dicas para comprar um celular
Índice deste artigo

No momento de comprar um celular, todos querem o melhor. Afinal, fazemos praticamente tudo hoje por meio desse dispositivo. Por isso que saber os critérios para se escolher um bom aparelho é fundamental. Isso te livrará de muitos problemas no futuro.

Se você alguma vez já foi atendido por um vendedor que nem ele próprio foi capaz de tirar as suas dúvidas, sabe bem como isso é difícil. Essa situação acontece porque nem todos estão preparados para responder, por exemplo, sobre sistemas, processador, entre outros nomes complicados.

Mas, não se preocupe. É justamente para te ajudar com isso que nós do blog Dica Útil preparamos uma lista de coisas que você precisa saber antes de comprar um celular. Preste bem atenção em cada uma dessas recomendações que, com certeza, sua escolha do próximo celular será um sucesso.

10 coisas que precisa avaliar na hora de comprar um celular

Primeiramente, compre um aparelho novo! Essa parece ser uma dica estranha. Mas acontece que, por causa de determinadas situações pessoais, algumas pessoas consideram a possibilidade de comprar um aparelho já usado. Por mais que às vezes seja um sacrifício um pouco maior, vale muito a pena comprar um aparelho novo.

Porém, independente de sua possibilidade de compra, aqui vão algumas coisas que você deve observar, seja no aparelho usado ou em um novo:

  • Verifique se o modelo não é tão antigo. Se o modelo for meio ultrapassado, pode ser que ele não receba mais as atualizações. E isso certamente não deixará que seu aparelho funcione normalmente;
  • Teste os recursos de câmera e áudio. Grave vídeos, áudios e tire algumas fotos para se certificar de que tudo está funcionando bem;
  • Veja a estrutura, se não tem nenhum arranhão ou trincado na tela;
  • Instale aplicativos de limpeza de celular. Eles também vão vigiar como está a saúde da sua bateria;
  • Verifique a conexão Wi-Fi e também o funcionamento do 4G. Ligue o Bluetooth e certifique-se de que está funcionando normalmente.

Acima de tudo, procure ser bastante detalhista em sua observação para que no futuro não tenha surpresas indesejadas com seu aparelho. Faça qualquer tipo de pergunta, desde a estrutura, até o funcionamento. Não saia com seu novo aparelho, seja ele usado ou não, tendo algum tipo de dúvida. Procure esclarecer todas elas!

Para entender melhor, as próximas dicas serão mais detalhadas sobre cada uma dessas partes.

Capacidade de armazenamento

É muito importante que você saiba sobre a capacidade de armazenamento desse seu novo dispositivo. Em outras palavras, veja o quando o aparelho suportará guardar. Observe que vários modelos idênticos possuem capacidade diferente de armazenamento. Na hora de escolher, pense naquilo que espera do seu aparelho.

Outro ponto importante é se deseja que tenha a possibilidade de cartão de memória. Nem todos os aparelhos, como é o caso dos iPhones, possuem essa opção. O que estes oferecem é a compra de mais memória. Mas, se você ainda prefere o cartão de memória, verifique isso na sua compra. O Android dá, na sua maioria de modelos, a possibilidade do cartão de memória, mas não deixe de checar isso antes de comprar um celular.

Sistema operacional e processador

Quando você estiver com seu novo aparelho na mão, é lógico que irá querer que funcione com a maior eficiência possível. Para tanto, convém prestar atenção no sistema operacional do seu novo aparelho. No Brasil temos disponíveis os sistemas IoS, Windows Phone e Android.

Para que você entenda de uma forma mais clara, é o sistema operacional que dirá quais os aplicativos poderão ou não ser instalados no seu aparelho. Também definirá os ícones desses mesmos aplicativos na tela do seu celular.

Se você deseja um sistema que te dê mais liberdade na hora de baixar os aplicativos que deseja, compensa apostar no Android, já que este é mais aberto que os demais.

Qualidade da câmera

Hoje em dia todos sabem como é importante registrar os bons momentos. Se antes tínhamos toda a dificuldade para conseguir ter a posse de uma foto ou vídeo, hoje a facilidade é cada vez maior. É lógico que você não precisa ser o fotógrafo mais profissional com a sua câmera, mas preste muita atenção nesse detalhe antes de comprar.

Confira se o modelo da câmera, onde ela está localizada, te parece agradável. Mais do que isso, abra a câmera por meio do ícone no celular para que possa testar alguns recursos. Procure o foco, o zoom, tire algumas fotos. Se possível, dê uma testada em vários tipos de luz para poder ter uma noção de iluminação nas fotos.

Lembre-se também de dar uma olhada na câmera frontal, quando for comprar um celular. Aposto que irá querer tirar muitas selfies. Mas é bom saber desde já que com o avanço na qualidade e número de câmeras na parte traseira do aparelho, a parte frontal diminui um pouco a qualidade dos registros, seja foto ou vídeo.

Memória disponível

Sem dúvida, quando compramos um celular já contamos que o lotaremos de fotos e vídeos importantes para nós. Se você também o utiliza para o trabalho, mais ainda. Porque, além disso, precisará de uma memória suficiente para ter no seu aparelho documentos importantes e em vários formatos.

Para que você saiba, o mínimo é que o aparelho tenha 16 GB, ainda que o ideal seja de, no mínimo, 32 GB. Porém, temos hoje a opção de 64 e também de 124 GB. Verifique também no momento da compra a possibilidade de mais memória, caso um dia precise. Isso poderá ser feito por meio de um cartão de memória, ou mesmo comprando mais capacidade de armazenamento junto ao fabricante.

Tamanho da tela e designer

O tamanho da tela varia muito de um aparelho para outro. Dependendo da finalidade do seu aparelho você pode preferir uma tela maior ou menor. Para isso, tenha um contato mínimo com o aparelho. Com isso, certifique-se de que não terá grandes problemas para se acostumar com ele.

Na hora de comprar um celular, procure observar também quais são os recursos que a tela desse aparelho possui. Qual a intensidade do brilho da tela, as possibilidades de organização dos ícones, os recursos e aplicativos que podem ser incorporados como atalhos na tela, entre outros. Talvez isso tudo pareça ser secundário, mas, na verdade, o primeiro contato é o visual, e precisa estar à vontade com as cores, tamanho e recursos disponíveis.

Vida útil da bateria

É muito importante que você tenha as informações precisas sobre a bateria. Acontece que em algum momento, como já sabe, pode ser que a bateria do seu celular fique viciada. Saiba por que isso acontece e quais os modelos que mais apresentam esse tipo de problema.

O uso do seu celular, a disciplina no horário e tempo de recarregar da bateria dirá muito sobre a vida útil da mesma. Mas, mesmo assim, isso também é devido ao tamanho desta.

Aposte, ainda, em baterias que possuam um sistema de redução do calor. Em outras palavras, aquelas que possuem algum dispositivo de menor consumo de energia, para que não apresente um calor exagerado no uso do seu celular e venha a causar outros tipos de problema no aparelho.

Outra coisa interessante de se observar na hora de comprar um celular, é se o carregador é do tipo que carrega com rapidez o aparelho. Tendo essa possibilidade, escolha essa opção de carregador. O ideal é que a bateria consiga durar, no mínimo, um dia inteiro.

Suporte ao cliente

Quando queremos comprar um celular, sempre temos uma referência para recorrer caso haja algum imprevisto no funcionamento ou uso do mesmo. Com o aparelho celular isso deve ser ainda mais bem claro.

Em algum momento pode ser que o seu aparelho celular precise de uma ajuda técnica. Por isso, é muito bom que antes de comprar você se informe sobre o suporte que terá. Dito de outra maneira, saber qual a disponibilidade do fabricante ao cliente que enfrenta algum tipo de problema com seu aparelho.

Atualizações disponíveis

Um dos grandes desconfortos quando se compra um aparelho são as atualizações. Todos querem que o aparelho dure por vários anos. Porém, por causa das atualizações feitas com certa frequência, a memória do aparelho vai sendo consumida e o funcionamento vai ficando lento e com pouco espaço para armazenar.

Por isso, procure saber do próprio fabricante o cronograma disponível de atualizações. Para que possa também ter um cálculo aproximado, tanto do tempo de cada atualização, quanto da utilização de memória do aparelho.

Se você deseja comprar um celular, saiba que o tempo mínimo para se receber as atualizações é um ano. Veja a disponibilidade de um cronograma de atualizações dos próximos quinze meses, por exemplo. Assim, não estará desavisado no momento em que isso acontecer.

Sobre esse assunto também é importante observar as informações de atualizações porque mesmo que você continue com seu celular por alguns anos, em alguns casos poderá ainda receber essas atualizações do fabricante. Por isso, informe-se também sobre qual modelo de aparelho ainda está recebendo as atualizações.

Preço justo

Se você for capaz de observar todos os pontos que falamos até aqui, estará pronto para avaliar se o preço que está sendo cobrado pelo aparelho que deseja é justo ou não. Em outras palavras, se estiver atento a toda essa qualidade que aqui expressamos por meio dessas dicas, você saberá se está pagando o preço correspondente ao tanto de benefícios que terá, ao comprar um celular.

Como fazer isso? Pesquise em várias lojas. Não pense que por ter encontrado tudo o que quer num aparelho na primeira loja, esta é a que tem o melhor preço. Certamente você poderá encontrar uma infinidade de outros preços mais atrativos e com os mesmos recursos que deseja.

Pode parecer até um pouco chato ficar pesquisando preços e pedindo descontos, mas vale a pena quando se sabe o que deve ter um aparelho celular e quanto se deve pagar por isso.

Por último, mas uma dica igualmente importante, é bem mais vantajoso que você visite uma loja física. Em outras palavras, vá até uma loja onde você possa ter o contato físico com o aparelho e avalia-lo melhor. Faça isso, mesmo que já tenha visitado o site da mesma loja e conferido tudo o que quer no seu novo aparelho.

Lembre-se de ver as opções de pagamento, a garantia dada pela própria loja sobre esse produto, assim como a possiblidade de garantia estendida e as opções de seguro por diversas situações como roubo, por exemplo. Depois disso, com toda a segurança e sabendo em detalhes sobre tudo o que possuirá com seu novo aparelho, é então a hora de fechar a sua compra. Pronto! Agora é só aproveitar as dicas para comprar um celular.

Conclusão

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você comprar um celular. Se gostou deste conteúdo, convidamos você a compartilhá-lo com algum amigo ou colega de trabalho. Assim, além de espalhar conhecimento, você ajuda o Dica Útil a chegar até mais pessoas. Até a próxima!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Sobre o autor

Facebook
LinkedIn
Twitter
Felipe Martins
Estrategista Digital

Mineiro, entusiasta da tecnologia e amante das artes. Trabalho com Internet Marketing desde 2010. Sou dono da Agência SNR e fundador do Blog Dica Útil. Você pode falar comigo pelo email [email protected]

Publicidade

Destaques

Publicidade
Compartilhe essa dica com alguém