Dicas para não cair no golpe do Pix em 2022

Como evitar o golpe do pix
Índice deste artigo

Atualmente, centenas de milhares de pessoas estão caindo no famoso golpe do Pix, que tem acontecido das mais diversas formas. Por isso, o blog Dica Útil decidiu trazer informações valiosas sobre esse tem, bem como fazer uma lista de boas práticas, para que você não caia nessa fraude digital.

Como funciona o golpe do pix?

Geralmente, o golpe do Pix pode acontecer pelo WhatsApp ou Redes Sociais (Instagram e Facebook). Primeiramente, a conta da vítima é invadida ou clonada. Após isso, o bandido começa a conversar com os amigos e parentes da vítima, pedindo dinheiro ou tentando vender coisas por um preço muito barato, alegando necessidade.

No WhatsApp:

No aplicativo de troca de mensagens, o bandido escolhe um alvo e costuma copiar as informações do status e foto usada no perfil do WhatsApp. Feito isso, ele começa a conversar com os contatos da vítima, se passando por ela… Os alvos costumam ser: pai, mãe, irmãos e amigos mais próximos.

Mas como o criminoso consegue os contatos da vítima? Geralmente, por meio de grupos abertos que você participa e até mesmo informações que você compartilha nos status (stories do WhatsApp).

Nas Redes Sociais:

Já no Instagram e Facebook, a conta da vítima é invadida e os bandidos usam os stories para divulgar falsas oportunidades de coisas à venda, como: tv, panelas, geladeira etc.

A vítima vê as supostas “promoções” e entra em contato pelo Direct ou Messenger, onde a tentativa de golpe acontece. Os alvos costumam ser: seguidores mais próximos, que conhecem a pessoa que teve a conta invadida.

O que fazer para não cair no golpe do pix?

1) Desconfie, mesmo de parentes.

Primeiramente, é necessário assumir uma postura de desconfiança com tudo que esteja relacionado a questões financeiras na internet. Essa desconfiança saudável irá colocar uma barreira natural entre você e os bandidos digitais.

Se aparecer algum parente ou amigo, usando um número novo, peça que ele(a) envie um áudio para confirmar a identidade.

2) Cuidado com a pressa.

Geralmente, o golpista tentar colocar pressa para que você faça o pix sem pensar ou investigar o que está acontecendo. Eles promovem um senso de urgência para que você sinta necessidade de fazer o pix naquela mesma hora.

3) Veja quem irá receber o pix

Felizmente, na tentativa de golpe do pix, os bandidos não conseguem clonar a conta bancária da pessoa. Ou seja, o nome de quem irá receber o dinheiro sempre irá aparecer antes de você fazer a transferência. Se não for o nome da pessoa que você conhece, esse é um forte indício que se trata de um golpe.

Caso a pessoa diga que quem irá receber o valor do pix é um conhecido dela, peça que seu amigo te ligue por vídeo chamada ou por voz.

O que fazer quando cai no golpe do Pix?

Se você caiu no golpe do pix, faça um boletim de ocorrência, junto à delegacia de polícia mais próxima de você. Deixe registrado na ocorrência o banco para qual o pix foi realizado, bem como o nome que apareceu na tela antes da transferência. Informe também a chave do pix.

É possível recuperar dinheiro transferido no golpe do Pix?

Após ter feito o boletim de ocorrência, entre em contato com o seu banco e abra um chamado com o suporte e explique a situação. Muitas vezes, é cabível um processo judicial, para que o valor seja ressarcido.

Recentemente, uma juíza do 4º juizado especial cível, em Brasília, condenou o Facebook a pagar uma quantia no valor de R$44.000,00 à uma família de uma idosa, que foi vítima do golpe do pix. Segundo o processo, uma pessoa entrou em contato, dizendo ser filho dela e que estava passando por uma necessidade urgente.

Esse caso abriu jurisprudência, para que seja possível a resolução de novos casos como este.

Como denunciar o golpe do Pix?

Além do boletim de ocorrência, denúncia formal no banco e possível ação judicial, é muito importante denunciar a conta falsa nas redes sociais. Por isso, você deve informar amigos e parentes sobre o que está acontecendo o mais rápido possível.

No caso de WhatsApp clonado, denuncie o número falso com tentativa de golpe. Nas redes sociais, redefina sua senha e coloque autenticação em dois fatores para fazer login.

Conclusão

A internet, muitas vezes, pode parecer uma “terra de ninguém”, mas saiba que há formas de se proteger contra fraudes. Busque sempre aprimorar seus conhecimentos sobre tecnologia, pois ela muda a todo instante.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Sobre o autor

Facebook
LinkedIn
Twitter
Felipe Martins
Estrategista Digital

Mineiro, entusiasta da tecnologia e amante das artes. Trabalho com Internet Marketing desde 2010. Sou dono da Agência SNR e fundador do Blog Dica Útil. Você pode falar comigo pelo email [email protected]

Publicidade

Destaques

Publicidade
Compartilhe essa dica com alguém