Guia atualizado para proteger seu Instagram contra hackers

proteger seu instagram
Índice deste artigo

Proteger seu Instagram contra hacker é mais fácil do que você imagina…

Recentemente, o Instagram lançou uma ferramenta para auxiliar os usuários a manterem suas contas protegidas. Trata-se da Verificação de Segurança. Esse novo recurso pode ajudar os usuários que tiveram as suas contas invadidas, através de orientações sobre todas as etapas essenciais para manter o seu perfil seguro.

Dentre as orientações, estão: checar a atividade de login, verificar informações do perfil, analisar as contas com que as informações de login são compartilhadas e manter atualizadas informações de contato, por exemplo, e-mail ou número de telefone para, quando necessário, recuperar a conta.

Este recurso é um novo modo de deixar os perfis dos usuários mais seguros. Entretanto, existem algumas outras opções que a plataforma recomenda que as pessoas façam, para deixar as contas ainda mais protegidas. Confira essas dicas para proteger seu Instagram:

1) Ativar a autenticação em dois fatores:

A plataforma recomenda fortemente, que as pessoas ativem a autenticação em dois fatores. Outra possibilidade de proteger seu Instagram é com o número de telefone (Whatsapp). Tal recurso já está disponível em alguns países. Outra boa opção é ativar a autenticação em dois fatores utilizando o número do telefone celular ou algum aplicativo próprio para autenticação, tal qual o Duo Mobile ou mesmo o Google Authenticator. Caso deseje mais informações sobre estes aplicativos e a autenticação em dois fatores, basta visitar a Central de Ajuda deles.

2) Mantenha o seu número de e-mail e telefone atualizados:

O número de telefone e o e-mail associados ao dispositivo que você utiliza devem estar sempre atualizado. Desse modo, caso algo ocorra com sua conta, o Instagram pode entrar em contato. Tais ações possibilitam que a sua conta seja recuperada ainda que as informações tenham sido alteradas.

3) O Instagram jamais enviará uma mensagem diretamente para você: 

Durante algum tempo o Instagram, percebeu uma elevação na quantidade de contas com intenção suspeita ao enviar mensagens de maneira direta para alguns usuários, com a intenção de ter acesso a informações privadas, tais como as senhas das contas.

O conteúdo das mensagens, podem trazer informações de que a sua conta está em risco de banimento, que você tem violado as políticas de propriedade intelectual ou até mesmo que as suas imagens estão sendo divulgadas em outros lugares.

Vale lembrar que tais mensagens, geralmente, são golpes e violam as políticas do Instagram. Outro ponto importante a ser lembrado: a plataforma jamais enviará uma mensagem diretamente para você.

Quando o Instagram percebe essa espécie de golpe, imediatamente, toma as medidas necessárias para impedi-los. E, além disso, incentiva fortemente a denunciar o conteúdo e ao mesmo tempo bloquear a conta.

Durante alguns meses, a plataforma exibiu diversos avisos na Caixa de Entrada, na parte superior, para alertar aos usuários sobre tais mensagens. Caso, o Insta necessite entrar em contato com determinado usuário, ele fará isso através da aba de Emails do Instagram em suas próprias configurações. Vale lembrar que este é o único espaço em que o usuário encontrará comunicação autêntica e direta realizada pela plataforma. Isso é essencial para proteger seu Instagram.

4) Denuncie sempre os conteúdos e contas que você achar questionáveis:

O Instagram, assim como outras redes sociais, trabalha sempre para melhorar a sua tecnologia em combate de técnicas utilizadas por hackers ou usuários maliciosos. Vale ressaltar que você pode denunciar todo e qualquer conteúdo individual, para isso basta tocar nos três pontos que fica acima da publicação, segurar a mensagem ou acessar a conta em específico para denunciá-la de modo direto em seu próprio perfil.

5) Mantenha a solicitação de login ativada:

Caso você mantenha a autenticação em dois fatores ativa, todas as vezes em que alguém tentar fazer login em sua conta através de algum dispositivo ou navegador web que o aplicativo não reconhece, você será avisado.

Tais alertas indicam o dispositivo que tentou logar e onde ele se encontra localizado. Nesse sentido, cabe a você aceitar ou não a solicitação em seus dispositivos conectados.

Caso deseje, é sempre possível, verificar uma lista daqueles dispositivos que entraram em seu perfil do Instagram. Para fazer essa verificação, é necessário acessar “Configurações”, em seguida “Segurança” e então “Atividade de login”. Em caso de não reconhecimento de algum login realizado, é possível desconectar-se do dispositivo em questão e informar à rede social que não foi você o usuário responsável por realizar o login.

Os usuários que tentam se passar por outras pessoas utilizam os status de verificação para identificar alvos possíveis e invadir tantas outras contas.

Além dessa prática, tais contas geralmente apresentam atitudes suspeitas caracterizadas como spam, com a finalidade de enganar os usuários do aplicativo para que violem as regras e diretrizes. Entretanto, o Instagram está sempre aprimorando as suas técnicas e tecnologias a fim de impedir e identificar comportamentos como estes.

Outras atualizações importantes realizadas pela rede social estão na Caixa de Entrada do Suporte. Através delas, é possível encontrar informações a respeito das denúncias, e até mesmo descobrir se o que você tem publicado viola as políticas do Instagram. Na Caixa de Entrada de Suporte, é possível encontrar diversas informações a respeito das denuncias que você realizou, tais como acessar com maior facilidade os status de toda e qualquer denuncia realizada, verificar quais conteúdos infringem as regras do aplicativo e até mesmo apresentar apelações acerca de tais decisões.

Com essas dicas a sua conta do Instagram estará mais segura contra as ações dos hackers.

Fonte: Instagram.com

Conclusão:

Gostou do conteúdo sobre como proteger seu Instagram? Então, sinta-se à vontade para compartilhar com seus amigos e familiares para que eles possam se proteger também. Ah, aproveite e explore nossas outras dicas úteis aqui no nosso site.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Sobre o autor

Facebook
LinkedIn
Twitter
Felipe Martins
Estrategista Digital

Mineiro, entusiasta da tecnologia e amante das artes. Trabalho com Internet Marketing desde 2010. Sou dono da Agência SNR e fundador do Blog Dica Útil. Você pode falar comigo pelo email [email protected]

Publicidade

Destaques

Publicidade
Compartilhe essa dica com alguém