Como tirar o título de eleitor online 2022

título de eleitor online
Índice deste artigo

O título de eleitor online é um documento muito importante. Está entre aqueles obrigatórios, dependendo da idade que se tem. Por isso, não se pode vacilar com ele. Além do que, se um cidadão não o faz, uma série de complicações aparece. E acredito ninguém quer passar por esse desconforto todo.

Mas há uma facilidade que surgiu e que nem todos ainda conhecem. Agora o título de eleitor pode ser feito pela internet. Isso mesmo! Se pensar em todo o desgaste de ir até um cartório eleitoral, e até correr o risco em plena pandemia! Agora essa possibilidade pode resolver a sua vida.

Neste artigo falaremos justamente sobre o passo a passo para que saiba o que fazer com esse novo recurso. Vamos conferir essa dica útil?

Por que tirar o título de eleitor online?

O título eleitoral está entre os principais documentos de todo cidadão. Por isso, é importante que não se atrase muito para fazer o seu. Não por causa da pequena multa que esse atraso traz, mas principalmente pelo exercício de nossa cidadania e direito de poder votar.

Como o próprio nome já diz, trata-se de um documento de todos aqueles que possuem idade suficiente para poder votar nas eleições, tanto municipais, quanto federais e estaduais. A idade mínima para poder fazê-lo é dezesseis anos, mas a obrigatoriedade desse documento é a partir dos dezoito, quando também o ato de votar se torna obrigatório.

O título comprova que um cidadão está registrado na Justiça Eleitoral do Brasil, com aquele número próprio emitido, e diz que a pessoa está apta a participar como eleitor de qualquer eleição dentro do país.

O que consta nesse documento?

As informações que constam nesse documento são: o nome do eleitor, a data de seu nascimento, o município, a unidade federativa, a zona e seção onde esse eleitor poderá votar, a data de emissão desse documento, a assinatura de um juiz eleitoral e, por fim, a assinatura do eleitor.

Nos casos de serem pessoas não alfabetizadas, então há a opção de, em vez de assinar, utilizar o polegar com uma espécie de carimbo.

Imagem: Agência Brasil EBC

Como fazer o título de eleitor online?

Do jeito mais tradicional, uma pessoa que tenha, no mínimo, dezesseis anos completos, deve ir até o cartório eleitoral mais próximo. Lá precisa estar munido dos seguintes documentos:

  • Comprovante de residência;
  • Cédula de identidade (RG);
  • Comprovante de quitação do serviço militar.

No caso de a pessoa ter os seus dezesseis anos completos, bastam o RG e comprovante de residência.

Uma novidade que agora surgiu, além do modelo de cédula já conhecido, é a opção de fazer esse mesmo documento de maneira digital. Ou seja, consiste em um título eleitoral em formato digital e que, assim como outros documentos que já estão disponíveis nesse modelo, pode ser usado nesse formato sem problemas.

Além disso, não se precisa mais obrigatoriamente ir até um cartório eleitoral. Todo o processo pode ser feito pela internet. Vejamos, pois, o passo a passo para que consiga aproveitar essa facilidade.

Como fazer o título de eleitor pela internet?

Bom, alguns passos são importantes, assim como documentos que precisa ter em mão. Aqui vamos listar o passo a passo que precisa fazer para tirar o seu título pela internet. Seguindo todos eles, rapidamente conseguirá ter o título de eleitor online.

  1. Entre no site:

Abra uma aba de internet e insira o seguinte link: https://cad-app-titulonet.tse.jus.br./titulonet/novoRequerimento. Depois que fizer isso encontrará algumas opções para selecionar.

  • Unidade Federativa

Entre essas opções, a primeira delas é a unidade federativa. Vá até as opções e selecione a sua.

  • Documentos

Assim como no modelo presencial de emissão do título, alguns documentos necessários para esse formato se coincidem. São aqueles documentos básicos que você sempre precisa na hora de fazer alguma coisa de caráter mais oficial que é controlado pelo governo.

Os necessários para tirar o título pela internet são:

  • Documento de identificação (pode ser RG, carteira de trabalho, Carteira de Habilitação veicular, entre outros);
  • Uma foto segurando o mesmo documento. Tenha o cuidado para que a foto seja nítida e consiga aparecer o seu rosto, mas também que se consiga ver na mesma foto o documento que você apresentou;
  • Preencha os dados

Você encontrará alguns espaços para colocar seus dados. Em outras palavras, aquelas informações básicas que estão nos seus documentos. Depois de preencher tudo, procure a opção “não tenho” no campo do título de eleitor, e clique nela.

  • Acompanhe o requerimento

Depois disso, você poderá acessar o seguinte link para acompanhar pelo site o seu requerimento de emissão do seu título: https://cad-app-titulonet.tse.jus.br./titulonet/acompanharRequerimento .

  • Depois da aprovação

Quando seu requerimento para o título for aprovado, você pode baixar no seu aparelho celular o aplicativo e-Título. Nele você poderá acessar a versão digital desse seu documento.

Ao ter o seu título de eleitor online, isto é, quando conseguir acessa-lo pelo aplicativo no seu celular, poderá utilizar somente ele, se assim o desejar. Significa que, quando precisar do seu título, não terá mais a necessidade de apresentar a cédula se não quiser, ou mesmo se a esquecer, pois ele em formato digital já será suficiente.

É possível ficar sem o título de eleitor online?

Ficar sem tirar o título de eleitor é até possível, mas saiba que existem algumas consequências que podem não ser tão atrativas ao exercício de sua cidadania. Uma série de direitos é suspensa por isso, e é importante saber quais são.

Ocorre que, sem ter um título de eleitor, ou seja, um registro junto à justiça eleitoral, não será possível, é claro, que você vote. E, como todos sabemos, o voto é obrigatório para as pessoas que contam com, no mínimo, os seus dezoito anos completos

Algumas das penalidades para quem não possui título ou não participa das eleições, são: Impossibilidade de tirar passaporte; não poderá participar de concursos para ocupar cargos públicos; não poderá renovar contratos de trabalhos em cargos públicos; não poderá obter empréstimos; não poderá assumir cargos em estatais; entre outras consequências.

Atualize-se!

Aproveite essa oportunidade de ter o seu título de eleitor online. Mesmo que tenha o seu físico, faça também o digital para que, se em algum momento precisar, tê-lo ao alcance de suas mãos. Gostou do nosso conteúdo? Então sinta-se à vontade para explorar os outros textos do nosso site e compartilhar com seus amigos. Um abraço e até a próxima.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Sobre o autor

Facebook
LinkedIn
Twitter
Felipe Martins
Estrategista Digital

Mineiro, entusiasta da tecnologia e amante das artes. Trabalho com Internet Marketing desde 2010. Sou dono da Agência SNR e fundador do Blog Dica Útil. Você pode falar comigo pelo email [email protected]

Publicidade

Destaques

Publicidade
Compartilhe essa dica com alguém