Cinco dicas para melhorar o seu Wi-Fi em 2022

como melhorar seu wifi em 2022
Índice deste artigo

De acordo com as pesquisas da Internet World Stats, aproximadamente 890 milhões de pessoas usaram a Internet em 2021, o que representa 87,9% da população. Esta é uma porcentagem alta em comparação com o resto do mundo, onde apenas cerca de 55,8% estão online. O Brasil está em 92,5%, o que é ainda mais alto do que a média de outros países.

As pessoas navegam na Internet usando principalmente Wi-Fi em sua própria casa, mas como é a qualidade da rede doméstica dentro de sua casa? Nem sempre é o ideal. Certo?!

Se você quiser aproveitar os destaques das séries sem problemas, baixar rapidamente as últimas características de um videogame ou apenas dar uma olhada rápida nas notícias na Internet, você precisa de um Wi-Fi estável e rápido.

Separamos algumas dicas que irão melhorar o seu Wi-Fi de maneira eficaz e deixar o seu dia a dia bem melhor em 2022. Confira!

Verificação da Rede Wi-Fi 

Os usuários da Internet são muito rápidos para perceber se a cobertura Wi-Fi é boa ou ruim. Mesmo assim, dar uma breve olhada em sua situação é um primeiro passo valioso, e há ferramentas de análise disponíveis que são úteis para ajudá-lo nesta tarefa. 

Segundo Leonardo Rocha, sócio-diretor da Estação Indoor, em sua consultoria de marketing digital para as principais empresas tecnológicas do segmento, na sua grande maioria recomenda-se o Ekahau HeatMapper. Esse programa começa com a criação de uma planta da sua casa (Como se fosse um mapa), e a partir dali você pode então medir a cobertura para melhorar o seu Wi-Fi. 

Posicione o roteador em uma posição ideal

A sua conexão Wi-Fi é muito lenta ou ela para completamente em uma extensão crescente? Geralmente, isto se deve a um problema de alcance, pois muitas residências têm o roteador colocado em algum canto, atrás de um vaso de flores ou, pior ainda, até mesmo em um andar inferior onde estão os principais aparelhos. 

Uma posição central, ligeiramente elevada, é ideal para um roteador: por exemplo, em um aparador lateral ou em um armário no meio da casa. O Wi-Fi do roteador não deve ser bloqueado por outros objetos na frente ou ao lado. 

É possível que o roteador tenha antenas externas? Claro que sim! Elas podem ser colocadas em ângulos diferentes: basta tentar diferentes posições de antena até que a recepção melhore.

Seu roteador é muito velho?

Se você tiver que substituir seu roteador antigo, o novo modelo deve definitivamente suportar Wi-Fi 5 (Wi-Fi ac) ou mesmo Wi-Fi 6. Ambos os padrões são consideravelmente mais rápidos do que Wi-Fi 4 (Wi-Fi n). 

Além disso, uma parte do Wi-Fi 4, a banda de 2,4 GHz, está extremamente sobrecarregada em muitas grandes áreas urbanas. Seu Wi-Fi ganha velocidade novamente ao mudar para a faixa de 5 GHz do padrão Wi-Fi 5.

Repetidores Wi-Fi para distâncias curtas

Em uma grande casa plana ou unifamiliar, pode haver longas distâncias, paredes ou mesmo tetos de concreto armado entre o roteador e os dispositivos terminais Wi-Fi. Esses obstáculos funcionam como um freio no Wi-Fi, que se torna cada vez mais lento e, na pior das hipóteses, para completamente. 

Um repetidor Wi-Fi é útil para distâncias mais curtas: por exemplo, de uma sala para a outra. Em casas maiores, porém, um repetidor não é mais adequado porque os repetidores também usam a rede Wi-Fi para a transmissão de dados entre eles. No entanto, existe também uma solução técnica muito boa em uma longa distância Wi-Fi.

 Para longas distâncias é isso o que você precisa fazer!

Você conhece os adaptadores Powerline? Eles são a melhor solução para este problema. Qual é o truque? Basta usar o próprio circuito elétrico da casa, como um extenso cabo de dados, para melhorar o seu Wi-Fi.

Ele traz a vantagem das paredes, tetos de concreto armado e até mesmo sistemas de aquecimento por baixo do piso que não serão mais um obstáculo, pois existe uma solução por via de cabo. 

Existe no mercado os adaptadores Powerline Wi-Fi que esse aparelho cria um um rápido meio de acesso para qualquer tomada elétrica. Esta instalação é extremamente fácil! Basta ligar e esperar um momento para começar a usufruir desse benefício. Com certeza,  dentre as opções mais recentes eles combinam perfeitamente com a tecnologia Wi-Fi Mesh e com a tecnologia Powerline mais rápida. Já o multi-premiado Mesh WiFi 2 cria velocidades rápidas de até 2400 Mbps e oferece Wi-Fi Mesh para redes sem fio em toda a casa. 

E você, tem alguma solução perfeita para melhorar o seu Wi-Fi? Deixe sua opinião aqui nos comentários.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Sobre o autor

Facebook
LinkedIn
Twitter
Felipe Martins
Estrategista Digital

Mineiro, entusiasta da tecnologia e amante das artes. Trabalho com Internet Marketing desde 2010. Sou dono da Agência SNR e fundador do Blog Dica Útil. Você pode falar comigo pelo email [email protected]

Publicidade

Destaques

Publicidade
Compartilhe essa dica com alguém