Saiba como sincronizar o seu Google drive com as pastas do seu computador

Sincronizar Google Drive
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Saiba como sincronizar o seu Google drive com as pastas do seu computador

Atualmente, muitas pessoas que utilizam o Google drive de modo direto no navegador, no entanto, o que algumas pessoas não sabem é que dá para sincronizar o computador com a essa poderosa ferramenta de armazenamento.

Isso significa, que o usuário pode sincronizar as pastas e arquivos presentes em seu computador diretamente no serviço de armazenamento do Google, legal né? Calma, ainda dá para ficar melhor.

Em alguns casos, acontece do usuário necessitar fazer login em sua conta, entretanto utilizando outro dispositivo, nesse caso ele poderá, perfeitamente, sincronizar arquivos do Google Drive.

Essa estratégia é extremamente eficiente se comparada com downloads e uploads diretos. Além disso, a sincronização é implementada através de um aplicativo (desktop) do serviço de internet.

Quer saber como realizar essa sincronizar o Google Drive com pastas do seu computador? Então, continue lendo esse artigo que lhe mostraremos o passo a passo.

Passo um: Instalando o Google Drive

Baixe o aplicativo do Google drive para o seu desktop aqui.

Você também pode encontrar o aplicativo para download na página do oficial do Google Drive, seja ele Mac ou Windows.

Passo dois: Instale o aplicativo

Depois de baixar o aplicativo é só instalar.

Passo três: Faça login

Agora, basta procurar o ícone do Google Drive em sua área de notificação, após isso faça login em sua conta do Google na janela que se abrirá em seguida.

Passo quatro: Vá até as preferências do Google Drive

Aqui, basta ir até o canto superior, na janela de status, clicar em Configurações e depois em preferências. Após isso, uma nova janela denominada Preferências será aberta.

Passo cinco: Selecionando o Google Drive

Na aba de preferências, basta escolher a opção Google Drive do lado esquerdo.

Atenção: você deve verificar as Opções de Sincronização do Meu Drive, na aba principal. Agora, nas opções de sincronização, você deve escolher espelhamento de arquivos.

Passo cinco: Reinicie o seu desktop

Nesse momento, você irá retornar em Preferências do Google Drive, depois disso clique em Confirmar.

Para avançar, basta clicar em Salvar que um prompt novo será aberto com a solicitação para que você reinicie o seu pc.

Reinicie!

Segui o passo a passo, mas o Google Drive não sincroniza com meu computador, o que pode ser?

Pode ser que você encontre problemas em algum momento da sincronização.

Dentre eles estão problemas com arquivos que não estão sincronizados entre o seu pc e o aplicativo, o que pode levar ao travamento deste ou até mesmo a sua paralização de modo completo.

Quando isso ocorre, o ideal é reiniciar o aplicativo do Google Drive, desconectar a sua conta e conectar novamente, após esse procedimento é hora de reiniciar o computador, caso não resolva você terá que reinstalar o Google Drive.

A fim de ter mais detalhes sobre a situação, é só visitar a Página de solução de problemas do programa e aquela solução referente a cada mensagem que contem erro.

Caso o problema não seja resolvido através dessa tentativa, a solução é tentar a alternativa gratuita.

Alternativa gratuita de sincronização do Google Drive com computador

Por se tratar de uma solução grátis para proteção e recuperação de dados, caso algo aconteça com o aplicativo do Google Drive, a melhor opção é o AOMEI Backupper Standard.

A AOMEI permite a integração da sincronização de arquivos e autoriza o processo entre o seu computador e o Google Drive.

A partir dessa ferramenta, é possível criar inúmeras tarefas de back e sincronização e ao mesmo tempo construir uma excelente estratégia de proteção de dados.

Com essa ferramenta, é possível gerenciar também outros meios de armazenamento, tais quais computador local, NAS, unidade USB, OneDrive e Dropbox.

Para realizar esse processo de sincronização, basta sincronizar as pastas para a nuvem drive de modo manual ou até mesmo com uma programação, se você preferir. Já nas edições avançadas, é possível conseguir sincronizar arquivos que tenham alterações em tempo real.

Quanto ao backup, é possível realizar a sua configuração de backup agendado, e assim salvar diferentes cópias sejam elas arquivos, partições, sistemas ou disco rígido.

Desse modo, é executado um backup como incremento como padrão, salvando assim somente os arquivos que foram alterados, o lado bom disso é que é possível economizar muito espaço.

Se preferir é só baixar aqui a edição Standart de maneira gratuita e experimentar.

Sincronizando o Google Drive com as pastas do seu computador:

  1. Para o primeiro passo basta abrir o software e clicar em Sincronizar do lado esquerdoe escolher a Sincronização Básica.

Essa modalidade está disponível em todas edições, nela os arquivos podem ser sincronizados a partir do diretório de origem até o diretório de destino.

Atualize para a versão Pro e desfrute dos melhores modos de sincronização:

Sincronização – tempo real: Aqui é possível sincronizar os arquivos alterados desde o diretório de origem até o diretório de destino simultaneamente sem a necessidade de um cronograma.

Sincronização – espelho: Mantenha os arquivos no diretório de destino assim como os da fonte. Assim, as alterações feitas de modo equivocado no diretório de destino serão deletadas em uma próxima sincronização.

Sincronização bidirecional: As alterações realizadas no diretório de origem ou mesmo no diretório de destino irão sincronizar do outro lado.

  • Para o segundo passo basta clicar em Adicionar pasta e selecionar aquelas pastas que você deseja sincronizar. Depois disso, você pode repetir o mesmo processo para adicionar inúmeras pastas.

Na versão paga, é só clicar no ícone do funil que fica no lado da pasta de origem e incluir ou excluir qualquer formato de arquivo específico.

  • Para o terceiro passo, você irá sincronizar o computador com o seu Google Drive, basta clicar no triângulo que fica do lado da caixa de seleção de destino.

Escolha Selecionar uma unidade na nuvem em menu suspenso, agora é só selecionar Google Drive na aba que surgir e selecionar OK.

  • Faça a configuração de uma programação diária, semanal, mensal e depois clique em Iniciar Sincronização para iniciar.

Na versão premium, é possível escolher os acionadores dos eventos e plug-in USB.

Desse modo, é possível sincronizar o Google Drive com as pastas do computador que você desejar de maneira automática.

No entanto, se você desejar fazer o procedimento de outro modo, basta sincronizar o Google Drive com o pc, selecionar o diretório de origem como uma pasta do Google Drive no seu computador.

Existe ainda a possibilidade de fazer o backup do seu computador para o Google Drive, nesse caso é só alterar para a guia de Backup, agora selecione Backup de arquivo, Backup de partição, Backup de disco e em seguida Backup do sistema como achar melhor.

Conclusão

Se você chegou até aqui e conseguiu acompanhar o nosso passo a passo para sincronizar seu Google Drieve com seu computador, deixe aqui seu comentário, dê sua opinião e deixe a sua dúvida. A sua interação é muito importante para que nós continuemos produzindo mais conteúdos para lhe ajudar.

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Sobre o autor

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Felipe Martins
Estrategista Digital

Mineiro, entusiasta da tecnologia e amante das artes. Trabalho com Internet Marketing desde 2010. Sou dono da Agência SNR e fundador do Blog Dica Útil. Você pode falar comigo pelo email [email protected]

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