10 dicas para economizar energia elétrica em 2022

economizar energia
Índice deste artigo

A conta de luz está chegando com valor alto todo mês? Saiba como diminuir os gastos através das 10 dicas para economizar energia elétrica, aqui neste artigo!

O uso consciente em termos de energia em casa pode ajudá-lo economizar dinheiro e também reduzir as emissões de carbono. Todos os aparelhos conectados as tomadas e lâmpadas podem parecer relativamente insignificantes, já que a maioria acredita que os eletrodomésticos que consomem mais energia são apenas o chuveiro e a geladeira, no entanto, todos os itens que precisam de eletricidade somam um gasto de energia que pode fazer diferença no final do mês.

Se você fizer um tour minucioso pela sua casa, com certeza irá encontrar aparelhos conectados as tomadas ou lâmpadas acesas sem necessidade. Portanto, para ajudá-lo, confira as principais dicas a seguir:

10 Dicas para economizar energia elétrica

A seguir, as principais dicas para economizar energia elétrica e reduzir o valor da conta de luz:

1. Escolha eletrodomésticos mais eficientes sempre que puder.

Usar eletrodomésticos com classificação A e fazer o melhor uso de cada um deles é a chave para economizar eletricidade em casa.

Se precisar trocar um eletrodoméstico, opte por um com a etiqueta energética mais eficiente, como A+, A++ ou A+++. Embora geralmente seja mais caro, em longo prazo você economizará tanto em eletricidade que o investimento acaba sendo mais vantajoso do que economizar na compra de um item mais barato que consome mais energia.

Um refrigerador eficiente consome até 40% menos eletricidade.

2. O bom uso dos eletrodomésticos é fundamental para economizar

O uso eficiente de eletrodomésticos é a chave para economizar eletricidade.

– Carregue a máquina de lavar roupa e a máquina de lavar louça ao máximo. A água não precisar estar muito quente, lave a 40º em vez de 60º, pois isso ajudará a economizar até 55% na conta de luz.

– Os fogões de indução usam menos eletricidade do que os fogões de vitrocerâmica.

– A geladeira é o eletrodoméstico que mais consome eletricidade. Regule a temperatura no interior do refrigerador entre 3º e 7º, não deixe acumular gelo e certifique-se de que a parte de trás está bem ventilada e sem pó.

3. Desligue a luz ao sair de um cômodo

Nunca se esqueça de desligar a luz ao sair de um quarto, banheiro ou cozinha. Esse hábito desperdiça eletricidade e é fácil de evitar. É claro que, ao sair de casa, certifique-se de que todas as luzes foram apagadas, principalmente se for por várias horas ou dias.

Fake News: Descarte para sempre o boato infundado de que custa mais acender e apagar as luzes do que deixá-las acesas o tempo todo. O switch é nosso aliado na hora de economizar energia elétrica em casa e na fatura de luz.

4. Esqueça o Standby

Você sabia que o desligamento em standby pode representar até 10% do que você consome em energia elétrica ao longo do ano?

Lembre-se de que a TV, o computador, o carregador de celular, o aquecedor de água e até o ar-condicionado realmente consomem energia se forem mantidos conectados.

Tente manter o número de dispositivos que estão sempre conectados no mínimo se você quiser economizar eletricidade em casa e pagar menos em sua conta.

Você pode reconhecer os aparelhos elétricos que consomem eletricidade se eles tiverem uma configuração de espera ou uma pequena luz brilhando enquanto aguardam o uso. Quando não os usar por um tempo, desligue-os da tomada para economizar energia.

Embora a eletricidade que eles consomem possa parecer pequena, tudo isso se acumula em um período mais longo e mostra resultados não satisfatórios em sua conta de eletricidade. Fique de olho, especialmente para aparelhos mais antigos que podem ser menos eficientes em termos de energia.

5. Use lâmpadas de baixo consumo

As lâmpadas de baixo consumo são uma ótima maneira de economizar eletricidade, em comparação com as lâmpadas tradicionais ou incandescentes.

A diferença de preço será compensada pelo tempo de duração e pela economia de energia: Até 50% menos consumo com uma lâmpada CFL e 80% com iluminação LED.

6. Cuidado com a máquina de lavar

Além disso, trate a lavagem quente como opcional para quando você realmente precisar. Não aquecer água toda vez que você lava roupas é uma daquelas maneiras mais fáceis de economizar energia. Com todas as funções das lavadoras modernas e detergentes projetados para lavagens frias, você descobrirá rapidamente que pode ter roupas impecáveis ​​usando água fria.

Você perceberá a diferença em sua conta de energia ao entrar em contato com a Enel para emitir sua fatura.

7. Instale ventiladores de teto

Ventiladores de teto que circulam ar quente ou frio ao redor da sala evitam o uso extra de energia ao realmente ligar um ar condicionado para resfriamento. Em climas mais quentes, o uso de ambos ao mesmo tempo ajuda você a se sentir fresco, enquanto o ar-condicionado em uma configuração mais baixa consome menos energia.

8. Desconecte e descongele seu freezer mensalmente

Seu freezer se beneficia do descongelamento ocasional, geralmente uma vez por mês. Quando o gelo em excesso se acumula no freezer, o sistema acaba trabalhando mais para preservar todo esse gelo e manter o fluxo de ar frio. Como resultado, um freezer que precisa de descongelamento usa mais energia e aumenta seus custos de energia.

Sempre que quiser descongelar, basta desligar o congelador e retirar todos os alimentos. Deixe a porta aberta para um processo de derretimento mais rápido e depois seque o freezer. Ligue-o novamente e, quando esfriar, reembale seus alimentos.

Certifique-se de colocar os itens corretamente para permitir um fluxo fácil de ar de resfriamento e economia de energia aprimorada (para que o sistema do seu freezer não se sobrearregue).

9. Faça a manutenção do seu ar condicionado.

A manutenção ou limpeza rotineira dos filtros de ar podem reduzir o consumo de energia do sistema de resfriamento em até 15%. Além disso, o primeiro dia da primavera pode servir como um lembrete para verificar a bobina do evaporador do seu ar condicionado, que deve ser limpa anualmente para garantir que o sistema esteja funcionando nos níveis ideais.

10. Limpe a tela de fiapos da secadora sempre que usá-la.

Uma tela de fiapos entupida pode fazer com que a secadora use até 30% mais energia – além disso, com o acumulo de fiapos a máquina pode falhar ou causar acidentes domésticos com incêndio.

Essas são algumas das principais dicas para economizar energia elétrica e reduzir o valor da conta de luz. Gostou do nosso conteúdo? Aproveite mais dicas úteis aqui no site. Deixe um comentário e compartilhe com os amigos!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Sobre o autor

Facebook
LinkedIn
Twitter
Felipe Martins
Estrategista Digital

Mineiro, entusiasta da tecnologia e amante das artes. Trabalho com Internet Marketing desde 2010. Sou dono da Agência SNR e fundador do Blog Dica Útil. Você pode falar comigo pelo email [email protected]

Publicidade

Destaques

Publicidade
Compartilhe essa dica com alguém