5 coisas que todo investidor deve saber em 2022

investidor
Índice deste artigo

O investidor que enxerga nas criptomoedas um caminho interessante para ganhar dinheiro, deve saber que esse mercado é realmente promissor, mas suas dificuldades não devem ser subestimadas.

Desde que o surgimento do Bitcoin aconteceu, investidores de todo o mundo passaram a olhar para a criptomoeda como uma grande oportunidade ou uma perigosa armadilha.

Conforme os anos foram passando, a moeda digital foi mostrando que veio para ficar e diversas outras foram sendo criadas e lançadas no mercado.

Hoje, investir em criptos é quase tão comum quanto investir no mercado tradicional de ações, porém, há algumas diferenças que não podem ser ignoradas por quem já aplica ou pretende aplicar valores em criptoativos.

Abaixo, uma lista com 5 dicas importantes para investidores novos, que também podem servir para alertar os mais experientes:

1 – Estude e se mantenha atualizado

Mesmo quem já possui investimentos no mercado tradicional, precisa aprender, do zero, como investir em criptomoedas, se não quiser acabar caindo em golpes e tendo prejuízos.

A base dos estudos pode ser o White Paper de Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin.

Apesar da sua importância, o conteúdo é sucinto e tem apenas 8 páginas, em que são explicados os principais fundamentos das criptomoedas.

Para se manter atualizado sobre todos os acontecimentos do mercado, é indicado que o investidor busque acompanhar os principais sites sobre criptos, como o Financial Move, que oferece incontáveis conteúdos gratuitos e de alto valor para quem investe ou pretende investir em moedas digitais.

2 – Tenha cuidado na escolha da Exchange e da carteira digital

Para resguardar a segurança dos ativos, é de suma importância que os investidores se certifiquem de não estarem aplicando suas criptos em uma Exchange de fachada ou sem estabilidade para garantir a própria operação.

É importante buscar por empresas que já possuam um bom tempo no mercado, que sejam certificadas, tenham boa reputação nas redes sociais, ofereçam informações claras sobre tarifas e taxas, possuam endereço e telefone fixo (de preferência, no Brasil), e que disponibilizem informações sobre seus principais sócios, proprietários ou de sua diretoria.

3 – Invista aos poucos

Matéria escrita por especialistas no mercado de criptos e publicada no HB Marketing, recomenda que, a princípio, investidores apliquem pequenos percentuais do seu capital, preferencialmente em quantias que não lhe façam falta se forem perdidas.

Essa cautela é importante para proteger quem ainda não sabe muito bem como se relacionar com as oscilações e os riscos do criptomercado.

4 – Busque aprender sobre ETFs

ETFs (Exchange Traded Fund) são investimentos baseados em um indicador de referência, que será replicado pelas aplicações, tornando a exposição do investidor mais segura do que se ele investisse diretamente no mercado.

Quem investe em ETFs não está comprando uma moeda específica, mas aplicando valores em uma previsão (ou especulação), podendo envolver diversas criptomoedas e até outros tipos de ativos.

5 – Pratique o autoconhecimento e busque estabilidade emocional

O mercado de criptos é muito volátil e pode fazer com que os mais ansiosos percam muito dinheiro.

Quem pretende comprar moedas digitais deve saber que é possível pagar um preço em uma fração de Bitcoin (por exemplo) e ver seu valor despencar em poucas horas.

Investidores ansiosos podem acabar vendendo seus ativos na primeira baixa, por medo de que o valor da cripto continue caindo e eles percam tudo, porém, se realmente venderem seus ativos, o prejuízo estará consolidado.

Manter a cabeça fria é o segredo para realizar uma leitura justa sobre os movimentos do mercado e saber a hora certa de comprar e vender as moedas digitais.

Considerações Finais

Embora investir em criptomoedas seja bem mais fácil do que pode parecer, existem algumas armadilhas que acabam pegando grande parte dos investidores mais confiantes ou dos menos experientes. Por isso, seguir algumas dicas de especialistas pode ajudar a evitar que erros comuns sejam cometidos e os investimentos sejam feitos da forma mais segura possível.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Sobre o autor

Facebook
LinkedIn
Twitter
Felipe Martins
Estrategista Digital

Mineiro, entusiasta da tecnologia e amante das artes. Trabalho com Internet Marketing desde 2010. Sou dono da Agência SNR e fundador do Blog Dica Útil. Você pode falar comigo pelo email [email protected]

Publicidade

Destaques

Publicidade
Compartilhe essa dica com alguém