Smart home: Conheça tudo sobre essa tendência

smart home
Índice deste artigo

Descubra o que é e como funcionam os equipamentos que integram a tecnologia smart home

Até pouco tempo atrás, esperávamos uma tecnologia que permitisse que tudo funcionasse apenas com o comando de voz.

Se antes, tudo isso parecia muito distante, com os constantes avanços, hoje em dia, já podemos vivenciar essa realidade dentro de casa, graças às ferramentas smart home.
Tida como o sonho de consumo de muitas pessoas, nem sempre, aderir à essa tecnologia é tarefa difícil.

Pensando nisso, no post de hoje, reunimos alguns esclarecimentos sobre as maiores dúvidas a respeito do tema, listamos os benefícios e as maneiras de viabilizar a implementação das chamadas “casas inteligentes”. Siga com a gente e confira essa dica para casa!

Afinal, o que é smart home?

Traduzida para o português como “Casa Inteligente” , uma smart home integra um local conectado a partir da automação.

Em outras palavras, o conceito envolve vários dispositivos que são conectados à uma rede on-line que permite a troca e compartilhamento de dados entre eles e possibilita que as funções sejam executadas de forma remota ou a partir de um comando de voz.
A automação pode ser aplicada a qualquer objeto eletrônico que possa ser utilizado de modo integrado como smartphones, câmeras de monitoramento, geladeiras, carros, entre outros.

Vale à pena o investimento?

Sem dúvidas, a principal vantagem da smart home é a tecnologia de ponta que é aplicada para o funcionamento dos aparelhos.
Entretanto, muitas pessoas ainda acreditam que a ferramenta demanda alto investimento.

Mas nem sempre é assim, é possível aplicar os softwares em apartamentos pequenos, kitnets e, até mesmo em casas baratas em BH, que são adquiridas como forma de moradia ou investimento, inclusive, nesses casos, essa é uma ótima maneira de agregar valor aos imóveis.
Afinal, a automação residencial pode descomplicar a rotina dos moradores e tornar as tarefas do dia a dia mais práticas e ágeis.

Vantagens da smart home

Se até agora você não está convencido sobre todos os benefícios de uma casa inteligente, confira a seguir as maiores vantagens que listamos para você.

Economia de energia

De fato, o acesso remoto aos eletrodomésticos permite que eles fiquem ligados apenas durante o tempo necessário. Assim, muitos aparelhos não ficam ligados, em sua potência máxima durante o dia inteiro.

 Dessa forma, além de economizar energia, é possível implementar a sustentabilidade nos momentos cotidianos. Por esse motivo, diversos imóveis oferecidos por construtoras como apartamentos novos e casas em condomínio já vêm equipados com a tecnologia smart home.

Segurança

Em um país com altos índices de violência como o Brasil, prezar pela segurança é essencial. Nesse sentido, essa tecnologia também contribui para o monitoramento de entradas e saídas de um imóvel através de sensores, alarmes e câmeras remotas.

Controle

Todos os sistemas que integram a automação residencial são criados com o objetivo de conceder controle total ao usuário.
Assim, os softwares permitem ajustar a utilização dos aparelhos mesmo à distância, para facilitar a resolução de alguns problemas como, por exemplo, desligar um eletrodoméstico que ficou ligado durante muito tempo.

Conforto

Não dá pra negar que a automação residencial é sinônimo de conforto e praticidade, afinal, os aparelhos, quando interligados, oferecem redução de trabalho e de tarefas para a manutenção de um imóvel.

Valorização

Como mencionado anteriormente, adotar a automação residencial é uma excelente forma de garantir a valorização de um imóvel no mercado. Afinal, com uma rotina cada vez mais atribulada, quem busca por casas e apartamentos à venda, sempre leva em conta o que as propriedades têm a oferecer em relação à segurança e a praticidade.

Enfim, gostou de descobrir o que a automação residencial e como essa tecnologia pode descomplicar o seu dia a dia? Então, conte para nós nos comentários e continue de olho no blog, em breve, teremos muitas novidades por aqui.
Um grande abraço.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Sobre o autor

Facebook
LinkedIn
Twitter
Felipe Martins
Estrategista Digital

Mineiro, entusiasta da tecnologia e amante das artes. Trabalho com Internet Marketing desde 2010. Sou dono da Agência SNR e fundador do Blog Dica Útil. Você pode falar comigo pelo email [email protected]

Publicidade

Destaques

Publicidade
Compartilhe essa dica com alguém