Como curar resfriado: 6 dicas eficientes e naturais!

resfriado
Índice deste artigo

Como curar resfriado: dicas eficientes e naturais

Sua cabeça começa a doer, seu nariz escorre e logo você pensa “peguei um resfriado”. Essa doença respiratória é bem comum e causa desconfortos nas pessoas contaminadas.

Embora não seja algo grave, pode atrapalhar suas tarefas por alguns dias, já que os sintomas não te deixam fazê-las como antes.

Muitas pessoas confundem o resfriado com a gripe, mas a diferença entre os dois é a intensidade dos sintomas, visto que o resfriado apresenta sintomas mais leves no corpo.

Se você não gosta de ir logo tomando remédios para curar resfriado, separamos algumas dicas de como tratar essa doença de forma natural. Boa leitura.

Mulher sofrendo com os sintomas do resfriado.

Sintomas de resfriado

Os sintomas do resfriado não costumam ser graves, mas são o suficiente para causar desconforto nas pessoas afetadas.

Normalmente, eles começam a aparecer entre 1 e 3 dias após o contato com o vírus do resfriado comum, transmitido por meio das gotículas de secreção nasal, ou seja, quando alguém com o vírus tosse ou espirra próximo a você.

Veja quais são os principais sintomas de resfriado:

  • Congestão nasal (nariz entupido);
  • Tosse;
  • Espirros;
  • Dor de cabeça;
  • Dor de garganta;
  • Nariz escorrendo;
  • Secreções de cor amarelo-esverdeado;
  • Dor no corpo;
  • Febre baixa;
  • Mal estar.

Embora os sintomas citados sejam os mais comuns, cada pessoa pode manifestar a doença de forma diferente. Caso apresente febre alta ou dores muito fortes a indicação é consultar um médico.

Como curar resfriado sem remédios

Antes de tomar remédios químicos, podemos optar por opções simples e caseiras para aliviar os sintomas, veja as dicas:

1- Beber muita água

A ingestão de água é essencial quando vamos de doenças respiratórias, inclusive no caso do resfriado. Isso porque nosso corpo precisa estar bem hidratado para combater os vírus e infecções causadoras desse problema.

Além disso, beber bastante água ajuda a aliviar os sintomas da congestão nasal, tirando aquele incômodo do nariz entupido.

A quantidade ideal para ingerir água é acima de 1,5 litro, equivalente a mais ou menos 8 copos médios. Chás, sucos naturais e sopas também podem ajudar na hidratação.

2- Umidificar as vias nasais

Um dos sintomas mais desagradáveis do resfriado é a dificuldade para respirar, devido ao entupimento das vias aéreas, a situação piora se o ar do ambiente estiver muito seco.

Para aliviar esse sintoma, é indicado o uso de umidificadores ou vaporizadores que melhoram a umidade do ar. Para quem não possui esses aparelhos, pode deixar uma bacia com água no local em que você está para que esse líquido evapore e ajude também a umidificar.

3- Repouso

O repouso é um dos segredos para que seu corpo se recupere mais rápido, por isso nada de querer ir trabalhar, ir para a escola ou academia, por exemplo.

Até porque, o resfriado é transmissível e a indicação é se manter em isolamento por alguns dias para evitar contaminar outras pessoas.

Essa é a hora de ficar em casa deitado nas cobertas vendo um bom filme.

4- Chá para resfriado

Tomar chá para curar resfriado é uma tradição dos antigos, e de fato, os chás podem ajudar muito a aliviar os sintomas da doença.

Veja algumas opções de chás que ajudam no tratamento do resfriado:

  • Chá de limão, alho e gengibre;
  • Chá de hortelã;
  • Chá de equinacea com mel;
  • Chá de alcaçuz;
  • Chá de anis estrelado;
  • Chá de alteia;
  • Chá verde.

Existem vários chás que colaboram na melhora do sistema respiratório, os listados acima são apenas alguns. Vale ressaltar que apenas o chá não faz milagre, mas combinado as demais medidas pode ajudar muito no tratamento.

5- Óleos essenciais

Os óleos essenciais mexem com os sentidos do corpo e podem ajudar no alívio dos sintomas do resfriado.

Seu uso pode ser tópico aplicado sobre o nariz, aromaticamente espalhando com as duas mãos ou então difundido no ambiente com um difusor.

Os óleos do Terra colaboram para aliviar a congestão nasal, tosse e dificuldade para respirar. Sendo uma ótima opção natural para tratar resfriado, alinhado a uma boa hidratação e repouso.

6- Gargarejo com água e sal

A água morna juntamente com o sol age como um antisséptico, por isso realizar um gargarejo com a solução pode aliviar a dor de garganta e combater bactérias que causam inflamação.

A receita é meia colher de chá de sal para meio copo de água morna, coloque a solução na boca e gargarejar por alguns segundos, após é só cuspir. Espero que você tenha gostado das dicas aqui citadas, é sempre importante lembrar que cada caso é um caso e se você sentir sintomas mais graves deve procurar um médico para um tratamento diferenciado.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Sobre o autor

Facebook
LinkedIn
Twitter
Felipe Martins
Estrategista Digital

Mineiro, entusiasta da tecnologia e amante das artes. Trabalho com Internet Marketing desde 2010. Sou dono da Agência SNR e fundador do Blog Dica Útil. Você pode falar comigo pelo email [email protected]

Publicidade

Destaques

Publicidade
Compartilhe essa dica com alguém