Entendendo conceitos de decoração

conceitos de decoração
Índice deste artigo

No Brasil, o faça você mesmo é cada vez mais difundido, mas quando você mobiliar sua casa sozinho , não precisa necessariamente cometer erros no design de seus interiores.

Você sabe, o objetivo comum é criar uma casa com bom gosto, acolhedora , prática, funcional e esteticamente acolhedora. Confira essas dicas de decoração

As pessoas fazem um grande esforço para comprar móveis e acessórios seguindo os conselhos do lojista ou de um amigo, mas o resultado nem sempre é satisfatório.

“Já tentei mobiliar minha casa, mas acho que sempre falta alguma coisa”.

“Já comprei todos os móveis, mas não acho que uma grande personalidade transpareça”.

“Eu fiz tudo, mas você pode me dizer se preciso adicionar prateleiras e o que posso colocar nelas?”.

“Preciso do arquiteto para completar o visual da casa e comprar os acessórios ”.

Essas são frases muito comuns que são ditas.

Já começou a mobilar a sua casa também e está à procura de ideias para melhorar o seu apartamento já mobiliado?

Mobiliar você mesmo a sua casa: os erros a evitar (e como corrigi-los) 

Sabe-se que toda grande jornada começa com um pequeno passo, mas nesses casos teria sido melhor ter feito algumas dezenas a menos!

Nem todo mundo tem a oportunidade de ser acompanhado por um profissional da área de móveis.

Então vamos ver quais são os erros mais comuns e aqueles a serem evitados, como o Ebola para criar um ambiente de cobertura.

Não projetar a luz

Ponto sensível: a maioria das casas tem um sistema de iluminação que deixa muito a desejar , de fato, o que é nada menos que constrangedor.

Luzes básicas no centro da sala, nada particularmente interessante ou que chame a atenção. Lustres por toda parte, plafons de gosto duvidoso e apliques de vovó.

Mesmo aqueles que compram uma casa nova e não especificam ao construtor que querem algo mais vão encontrar-se com os habituais pontos de luz sem escapatória.

Este é um elemento importante a ter em consideração porque influenciará muito o desempenho estético do seu interior. Então, na hora de começar a decorar um dos apartamentos novos em Botafogo é importante ficar atento ao projeto de iluminação do imóvel.

Por exemplo, muitos não gostam de tetos falsos e também não gostam de holofotes não embutidos. Este é um problema quando você deseja criar algo bonito e ter um único ponto de luz no centro da sala.

Escolher as cores aleatoriamente

Um dos erros a evitar na decoração da casa é escolher as cores sem se referir a uma paleta .

O risco é ter poucos em uma sala ou, ao contrário, uma colcha de retalhos de materiais e cores. A cor de uma parede deve ser escolhida com base em três critérios:

O efeito corretivo que pode ter na sala. 

A necessidade de tornar um canto mais espetacular ou preencher um vazio.

O desejo de combinar as cores com os móveis ou criar uma parede de destaque .

De qualquer forma, para dar um exemplo, não é correto pegar uma cor que você gosta e espalhá-la por toda a casa ou partes dela, sem se importar com o resto.

O efeito sempre parecerá não projetado, portanto, descontado ou incompatível.

Coloque os móveis apenas nas paredes, ao redor do perímetro da sala

A disposição dos móveis deve ser funcional, não estilo salão de festas.

Deixar muito espaço no centro para colocar tudo nas laterais não é uma boa estratégia porque não vai economizar espaço.

Muitas vezes esse hábito de deixar tudo de lado também provoca uma desproporção dos móveis. Sofás muito grandes em paredes pequenas ou mesas flutuantes em um espaço vazio.

O mobiliário contemporâneo também traz consigo uma organização espacial estudada .

Tente usar caixas de papelão e desordem no chão para simular um layout interno. Eu sei que não é fácil, mas também não é impossível!

Uma recomendação: não chame o arquiteto quando já tiver decidido tudo. Tente contatá-lo quando tiver as primeiras dúvidas para evitar a crise.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Sobre o autor

Facebook
LinkedIn
Twitter
Felipe Martins
Estrategista Digital

Mineiro, entusiasta da tecnologia e amante das artes. Trabalho com Internet Marketing desde 2010. Sou dono da Agência SNR e fundador do Blog Dica Útil. Você pode falar comigo pelo email [email protected]

Publicidade

Destaques

Publicidade
Compartilhe essa dica com alguém