Dicas para conseguir um emprego de Jovem Aprendiz

Índice deste artigo

Se você deseja conquistar uma vaga como Jovem Aprendiz para dar início a sua vida profissional da melhor forma possível, nós vamos te ajudar. Neste post destacamos diversas dicas que irão contribuir para a conquista desse seu objetivo.

O programa Jovem Aprendiz foi implementado para auxiliar jovens brasileiros a conquistar o primeiro emprego com carteira de trabalho assinada, sendo que apenas pessoas com idade entre 14 e 24 anos podem participar.

Muitos se interessam pelas vagas oferecidas devido aos benefícios garantidos e também à remuneração que condiz com a carga horária trabalhada. Então se você deseja participar do programa, acompanhe nossas dicas a seguir.

Encontrando a vaga ideal

Atualmente, todas as médias e grandes empresas presentes em território brasileiro, devem destinar certa quantidade de vagas a Jovens Aprendizes, sendo assim, você pode conquistar uma oportunidade nos mais diversos setores.

Então antes de enviar o seu currículo, faça grandes pesquisas em classificados de emprego para localizar uma vaga que realmente se encaixe no seu perfil. Lembre-se sempre que escolher a empresa certa pode gerar uma carreira profissional de sucesso.

Monte seu currículo

O currículo é um dos principais pontos levados em consideração no momento de uma contratação, portanto, monte o seu currículo de forma criativa e profissional, pois assim você poderá chamar a atenção do leitor.

O mais fácil é criar tal documento em um computador através do Word, ou optar por plataformas como o classificadosdeemprego.com. Nesta segunda opção, o processo será mais simples porque bastará preencher as informações requisitadas.

Vale destacar que no currículo de um Jovem Aprendiz, deve haver o nome da instituição de ensino onde ele se encontra matriculado e também as datas de início e conclusão do curso.

Mostre interesse

Caso o seu currículo seja selecionado por um recrutador na empresa em que você deseja trabalhar, ele deve entrar em contato com você através de uma ligação telefônica. Nesse momento, demonstre total interesse na vaga em questão.

Como este será o primeiro contato real da empresa com você, seja agradável e responda atentamente a todas as perguntas que forem feitas. Mostre também que você estará à disposição para esclarecer eventuais dúvidas em relação a você.

Uma dica valiosa é não dar respostas diretas e curtas para o recrutador. Busque complementar as frases com outras informações para expressar com clareza o que lhe for perguntado, tornando visível o seu desejo pela vaga.

Treine o seu português

Se você for participar do processo seletivo para uma vaga de Jovem Aprendiz, é muito importante que você treine a sua escrita, já que muitas empresas solicitam uma redação que será avaliada posteriormente.

Com isso, é muito importante que você treine o seu português e opte por frases mais curtas, sempre verificando a clareza das informações. Outra dica interessante é fazer um rascunho antes de transcrever a redação oficial.

Por fim, antes de entregar o seu documento, releia com atenção para ter certeza de que não esqueceu algum ponto ou vírgula. Dessa forma, você poderá entregar um texto com excelentes resultados e se destacar dos demais concorrentes.

Esteja preparado para a entrevista

Geralmente a última etapa do processo de seleção é a entrevista, onde o jovem deverá responder perguntas específicas feitas pelos recrutadores, que podem ser sobre a sua área de interesse ou sobre a própria empresa.

A entrevista pode ser realizada presencialmente, por telefone ou através de vídeo chamada. Uma boa dica, é treinar um pouco a forma de falar para expor as respostas de forma mais clara e objetiva.

Caso a entrevista seja marcada presencialmente, opte por uma roupa adequada e chegue na hora marcada para mostrar o seu real interesse pela vaga, já que atrasos muitas vezes passam uma impressão de desleixo e desinteresse.

Seja participativo na dinâmica em grupo

Algumas empresas sempre realizam uma dinâmica em grupo para saber como os interessados pelas vagas disponíveis trabalham em equipe. Se você tiver de passar por uma situação como essa, seja o mais participativo possível.

Mostre então que você sabe se comunicar com os outros profissionais ali presentes e ressalte suas qualidades. Com essas dicas você com certeza receberá destaque e terá maiores chances de conseguir sua vaga como Jovem Aprendiz.

Mantenha a calma

É muito comum que os jovens fiquem ansiosos e nervosos durante as entrevistas, já que o primeiro emprego de uma pessoa recebe um grande destaque em sua carteira de trabalho, mas você precisa manter a calma para pensar com clareza.

Algumas dicas que podem ajudá-lo a controlar o nervosismo, é treinar as respostas com algum conhecido e fazer algum tipo de atividade que ajude a relaxar. No dia da entrevista, ingerir alimentos e bebidas naturais também é uma boa pedida. Esperamos que nosso artigo tenha lhe ajudado e que você conquiste a tão sonhada vaga como Jovem Aprendiz!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Sobre o autor

Facebook
LinkedIn
Twitter
Felipe Martins
Estrategista Digital

Mineiro, entusiasta da tecnologia e amante das artes. Trabalho com Internet Marketing desde 2010. Sou dono da Agência SNR e fundador do Blog Dica Útil. Você pode falar comigo pelo email [email protected]

Publicidade

Destaques

Publicidade
Compartilhe essa dica com alguém