Espiritualidade: Como fazer uma boa oração

boa oração
Índice deste artigo

Você sabe fazer uma boa oração? A oração faz parte de uma boa rotina de fé e espiritualidade. Seja uma meditação, um hino ou um culto, quem busca fortalecer sua fé precisa aprimorar seu conhecimento para fazer uma boa oração.

Para orar, você precisa de uma boa dose de autoconhecimento. Uma boa oração está sempre precedida de um exame de consciência e acompanhada de fé.

Somos um povo de muita fé e nosso país é reconhecido mundialmente por ter uma diversidade grande de religiões.

Apesar de sermos considerados um país laico, ou seja, sem uma religião oficial, nosso calendário está repleto de feriados religiosos, demonstrando respeito do Estado a essa marcante caraterística do povo brasileiro.

As famílias costumam professar sua fé através de diferentes práticas religiosas e passam de geração em geração esses hábitos, como forma de fortalecimento e continuidade das tradições.

Independente da religião que seguimos, ou talvez mesmo sem uma religião oficial, todos sentimos a presença de uma característica voltada para a crença e espiritualidade.

Nossas práticas ligadas à fé ou religião podem ser motivadas por diversos propósitos. Talvez seja um hábito repetido em função da tradição da família em frequentar determinada religião.

Pode ser também um resultado do meio social onde estamos inseridos, que promove encontros de propagação desta fé.

Somos ensinados a orar em busca de auxílio de uma força maior desde pequenos, dentro de nossos lares, nos levando a uma crença em um Deus ou em deuses, ou santos, dependendo do tipo de fé professada.

Somos levados a crer que devemos primeiro agradecer o que temos e o que somos, para assim demonstrar o merecimento daquilo que queremos e precisamos.

Também é muito comum ouvirmos que Deus sabe de nossas necessidades e o que passamos em nossas vidas, e do que precisamos, por isso, seria desnecessário rezar pedindo por algo em específico.

Somos orientados a viver com pensamentos, palavras e atos que nos façam ser dignos das bênçãos de Deus, para assim ter acesso às graças que almejamos.

Por isso, uma boa oração sempre é precedida de um bom exame de consciência, porque assim nossa oração é sincera.

Requisitos para uma boa oração

O site Supersticiosidade organizou um roteiro sobre como fazer uma boa oração.

  • Faça primeiro um bom exame de consciência;
  • Analise o seu modo de vida, como você se comporta frente às adversidades;
  • Analise a sua maneira de tratar as pessoas da sua família, seus amigos, seus colegas de trabalho e da comunidade em geral;
  • Reconheça a presença de Deus na natureza, nos animais e em tudo que está a sua volta;
  • Agradeça por tudo o que você já tem de maneira sincera e de coração;
  • Tenha atitudes que lhe tornem merecedor daquilo que você está pedindo na sua oração;
  • Procure elevar seu pensamento a Deus nas mais diferentes situações que você enfrentar na vida;
  • Se você tiver alguma religião, procure praticá-la conforme seus preceitos e costumes, para se sentir inserido naquela comunidade;
  • Rezar em grupo, seja através de orações espontâneas, orações formais ou cantando músicas e hinos, fortalecem a fé e nos motivam a seguirmos lutando;
  • Pratique a caridade. Ajudar o próximo, dividindo um pouco daquilo que você tem nos dá força para orarmos em agradecimento a Deus pelo que temos;
  • Valorize seus dons: dom da vida, da saúde, da inteligência e também pelo seus trabalho e pessoas que fazem parte da sua história;
  • Reze com fé. Acredite no seu agradecimento, no seu pedido de graça e creia em quem você está direcionando essa oração.

As orações estão muito presentes em nossa cultura e nosso país é rico em diversidade religiosa. Se você não foi ensinado a seguir uma fé, nunca é tarde para começar.

Buscando auxílio das religiões para uma boa oração

Comece sendo sincero com seus sentimentos e naquilo que você acredita. Você não vai conseguir seguir os ensinamentos de uma religião com a qual não se identifica.

Se você tem interesse em seguir uma religião, procure em sua cidade boas referências de igrejas, templos ou centros de práticas religiosas.

Conversar com pessoas que praticam alguma religião é uma boa maneira de conhecer alguns preceitos, mas não se deixe influenciar totalmente.

Lembre-se que as religiões são construídas pelas pessoas, que somos todos seres imperfeitos. Isso nos leva a nem sempre agirmos de maneira mais correta.

A opinião de uma pessoa pode mostrar um pouco de como aquela religião é, mas ela representa fielmente apenas a experiência daquela pessoa.

Portanto, se você quer conhecer uma religião, tenha a sua própria experiência e tire suas próprias conclusões. A busca de uma religião não é pré-requisito obrigatório para termos fé. Porém, uma religião é benéfica no sentido de estarmos inseridos em um grupo, em uma comunidade.

Em nossas vidas passamos por muitas provações que podem abalar nossa fé, por isso, buscar uma religião significa buscar apoio para estes momentos de turbulência que estamos sujeitos.

Compartilhe conosco suas experiências de fé, para que consigamos todos fazer uma boa oração.

Confira:

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Sobre o autor

Facebook
LinkedIn
Twitter
Felipe Martins
Estrategista Digital

Mineiro, entusiasta da tecnologia e amante das artes. Trabalho com Internet Marketing desde 2010. Sou dono da Agência SNR e fundador do Blog Dica Útil. Você pode falar comigo pelo email [email protected]

Publicidade

Destaques

Publicidade
Compartilhe essa dica com alguém