Dicas de como fazer herbicida natural

Herbicida natural
Índice deste artigo

Herbicidas são produtos químicos muito tóxicos não só para o meio ambiente, mas também para os seres humanos. Além disso, eles desequilibram a fauna e a flora além de serem um risco muito grande para abelhas e outros insetos benéficos que fazem a polinização de outras plantas.

Os herbicidas também podem representar um grande risco para animais de estimação e crianças, caso brinquem na área onde ele está sendo utilizado. Por isso, como alternativa, você pode criar o seu próprio herbicida natural utilizando ingredientes que você encontrará na sua própria cozinha, para utilizar em uma horta. Confira a seguir como preparar o seu próprio herbicida natural!

Preparando herbicida natural com vinagre

Uma das maneiras de preparar um herbicida natural é utilizando vinagre incolor. Separe 400 ml do produto, pois ele possui ácido acético na composição e mata ervas daninhas com a mesma eficácia de um produto tóxico.

Mas não se esqueça que o vinagre não é seletivo, isso é, se entrar em contato com as plantas, matará todas elas, não apenas as ervas daninhas. Sendo assim, você pode utilizar vinagre puro ou utilizar outros ingredientes.

Cuidado para não utilizar o herbicida natural à base de vinagre no gramado, pois certamente irá matar a grama. Ao utilizar o herbicida natural no solo, naturalmente a sua acidez é aumentada. Por isso, antes de plantar qualquer coisa, teste o pH e faça ajustes conforme for necessário. Caso você queira utilizar um herbicida para sua própria horta, o ideal é que ele tenha apenas 20% de ácido acético.

Outra forma de deixar o herbicida natural ainda mais forte é colocar de 2 a 3 colheres de suco de limão puro, isso porque o limão é uma fruta rica em ácido cítrico e pode intensificar ainda mais os efeitos do vinagre.

Herbicida natural de vinagre com detergente

Você também pode criar um herbicida natural de vinagre e utilizar o detergente como aditivo. Isso porque, quando a erva-daninha tem uma camada de cera ou uma superfície com pelos, como por exemplo o dente-de-leão, o detergente pode ser bastante eficiente para matar a planta.

As plantas que possuem pelos do lado de fora impedem que o vinagre seja absorvido pela planta, mas o detergente é capaz de penetrar na camada externa e faz com que essa mistura se prende às folhas da planta, no caso a erva daninha.

Nesse caso, você pode utilizar um detergente normal que utiliza para lavar a louça ou até mesmo detergente em pó. Ele pode ser utilizado apenas com limão e vinagre, mas somente o vinagre com detergente já é bastante eficiente para matar as plantas indesejadas.

Vinagre com álcool isopropílico

Outra receita caseira que você pode criar de herbicida natural é o vinagre incolor com álcool isopropílico. Esse tipo de álcool é muito eficiente mesmo quando utilizado sozinho. Quando misturado com vinagre, oferece resultados ainda melhores. Se você não tiver álcool isopropílico em casa, poderá até usar uma bebida alcoólica como gim.

Compre um gim barato e misture com vinagre para ter resultados eficientes da mesma forma.

Caso você não queira utilizar o álcool, saiba que também é possível fazer uma mistura simples de água com vinagre, sendo que nesse caso você deve misturar a mesma proporção.

Se o problema com as ervas daninhas for muito grave, então você poderá aumentar a quantidade de vinagre, mas essa mistura já é forte o suficiente. Se você misturar a água, as ervas daninhas morrerão, mas a mistura não vai prejudicar tanto o solo como seria se você usasse apenas o vinagre.

Essa solução penetra na raiz das plantas e mata o que encontra pela frente. O único problema é que ao utilizar essa mistura, você pode mexer com o equilíbrio de microorganismos que vivem no solo e que são essenciais para a saúde das plantas.

Como utilizar a mistura?

Agora que você já sabe como criar um herbicida natural e provavelmente já criou a sua mistura, basta colocar tudo dentro de um borrifador e aplicar nas plantas que você deseja remover da sua horta ou do seu pátio. Essa dica é realmente muito útil!

Você pode usar um funil para colocar a solução dentro do borrifador, e então coloque de volta o bico e aperte bem para que ele não vaze quando você utilizar. Você pode aplicar a solução nas ervas daninhas e observar o que vai acontecer após 24 horas.

Você pode até aplicar uma segunda vez, mas provavelmente não será necessário. Caso elas estejam crescendo próximas às plantas que você não quer matar, coloque o bico para expelir o herbicida no modo jato, e não spray, e dessa forma você pode selecionar quais plantas irão receber o herbicida. 

Mas não se esqueça que ele não sabe separar as plantas, ele matará qualquer uma que entrar em contato com ele. Por isso, tenha bastante cuidado na hora de borrifar na sua horta para não perder o que você já plantou.

Você gostou de saber como criar um herbicida natural? Aproveite para conhecer aqui um dos melhores seguros residenciais do mercado, pois você nunca sabe quando será necessário cobrir danos e acidentes.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Sobre o autor

Facebook
LinkedIn
Twitter
Felipe Martins
Estrategista Digital

Mineiro, entusiasta da tecnologia e amante das artes. Trabalho com Internet Marketing desde 2010. Sou dono da Agência SNR e fundador do Blog Dica Útil. Você pode falar comigo pelo email [email protected]

Publicidade

Destaques

Publicidade
Compartilhe essa dica com alguém