Micro e pequenas empresas: 7 dicas para alavancar seu negócio

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Micro e pequenas empresas: dicas para alavancar seu negócio

Segundo dados da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/MEicros) micro e pequenas empresas representam cerca de 98% de todos os negócios presentes no Brasil, representam cerca de 30% do PIB e são responsabilizados por 55% dos empregos gerados.

Caso você faça parte dos empresários que decidiram tirar o sonho do papel e agora representam boa parte da economia do país, provavelmente já se deparou com as mais diversas dificuldades, falta de dinheiro, quantidade de impostos, dificuldade em atrair e fidelizar clientes, manter a empresa aberta durante uma pandemia, etc. Neste artigo, você irá contar com algumas dicas gerais e dicas de marketing digital, que poderão fazer com que seu empreendimento alcance melhores resultados.

O que são micro e pequenas empresas?

Certo, antes de tudo, você sabe realmente o que são as micro e pequenas empresas? Como visto acima, elas representam 98% dos empreendimentos presentes no país, talvez seu negócio faça parte dessa estatística e você consiga tirar proveito das dicas que serão aqui citadas.

  • Micro empresa: (h3) Aquelas empresas que possuírem um faturamento anual de até R$360mil, que empregue até 9 pessoas no setor de comércio e serviços ou até 19 pessoas no setor industrial.
  • Pequena empresa: (h3) Com faturamento anual de até R$4,8 milhões por ano, que empregue entre 10 a 49 pessoas no setor de comércio e serviços ou de 20 a 99 pessoas no setor industrial.

Considerando os valores de faturamento brutos para cada uma temos: micro empresa com um faturamento anual igual ou menor a R$360mil e pequena empresa com faturamento anual maior que R$360mil e menor ou igual a R$4,8 milhões.

Você poderá conferir um pouco melhor sobre as leis e características das micro e pequenas empresas acessando a Lei Complementar nº 123/2006. Ótimo, uma vez que você já sabe as características principais de micro e pequenas empresas e consegue compreender se seu empreendimento faz parte das mesmas, vamos para as dicas!

Dicas para micro e pequenas empresas

Uma vez em que você faz parte dos mais diversos empresários presentes no país, você já percebeu o quanto empreender pode ser desafiador e difícil, o trabalho não acaba quando você finalmente consegue fazer seu negócio abrir, na verdade, após a abertura oficial do empreendimento é comum que você tenha a constante dúvida “como vou conquistar novos mercados? Como vender mais? Como atrair e fidelizar meus clientes?” bom, não existe uma fórmula secreta que irá responder todas as suas dúvidas e acabar com os seus problemas, porém, existem algumas dicas que, quando bem aplicadas, poderão ser o ponta pé inicial para uma melhora significativa de seu empreendimento.

1) Conheça os seus concorrentes:

Independente do tipo de empreendimento que você abra, tenha noção de que ele já existe, e, provavelmente em escalas maiores e de mais sucesso que sua nova empresa, por que não estudar e conhecer seus concorrentes? Analise os seus pontos positivos e negativos, veja aquilo que você pode levar como inspiração para a sua empresa e aquilo que você consegue fazer melhor para tornar a sua empresa mais atrativa.

2) Gestão financeira:

Não cometa loucuras iniciais, lembre-se que o crescimento de seu negócio dependerá muito da forma como você lida com o dinheiro da mesma, tenha a noção de que inicialmente (primeiros meses da empresa) o lucro será pouco e você provavelmente terá que usar o que ganhou justamente para investir no próprio local.
Caso esteja precisando de um dinheiro a mais, procure por outras alternativas mais viáveis que os empréstimos empresariais, você poderá optar por investidores anjos ou pelos serviços de uma securitizadora por exemplo.

3) Tecnologia e equipe são aliadas:

Comumente durante os primeiros dias e até mesmo alguns meses de empresa, você como empresário acaba se tornando o responsável por tudo, atendimento, venda, produção, divulgação, marketing, etc.; e isso é normal. Porém, lembre-se que você pode possuir uma equipe e ter equipamentos tecnológicos ao seu lado em prol do crescimento de sua empresa, investir o dinheiro contratando pessoas qualificadas e automatizando seu negócio será um gasto essencial para seu empreendimento.

4) Encontre seu nicho:

A falsa ideia de “vender para todos” pode não ser a melhor escolha dependendo de seu negócio, segmentar o seu mercado, encontrar o seu nicho e ter o seu público-alvo em mente é uma das melhores dicas que uma micro/pequena empresa pode receber, entenda as necessidades de seus clientes em potencial e torne sua empresa atrativa para os mesmos.

Conhecer seus clientes em potencial e entender as necessidades dos mesmos é de extrema importância para o crescimento de seu empreendimento.

Dicas de marketing digital para pequenas empresas

Não é uma surpresa o quanto a internet é importante para um amento de sucesso de uma empresa, seja ela uma padaria ou shopping, estar presente na internet e redes sociais é sem dúvidas uma das melhores formas de conseguir destaque e se fazer presente no mercado, confira algumas dicas.

5) Onde seu público se encontra?

Pesquisar e entender seu nicho é importante, lembra? Uma vez que você já fez isso, onde seu público está mais presente? Instagram? Facebook? Ou quem sabe até mesmo um canal no youtube tenha um maior alcance; compreenda onde seu nicho está presente e foque na melhora/atualização destes canais.

6) Use anúncios:

Através de anúncios você conseguirá atingir e fazer com que seu conteúdo chegue exatamente naquelas pessoas que possuem características e gostos passiveis com seu negócio, os famosos clientes em potencial que seu comércio tanto precisa.

7) Métricas:

Entenda o que cada rede social lhe rendeu durante x período de tempo, com ferramentas como o Google Analytics por exemplo você conseguirá saber quantas vendas o Facebook lhe proporcionou, quantos clientes descobriram sua loja através do seu site/blog; etc. sabendo as redes sociais que melhor lhe trazem resultados você poderá focar e produzir mais conteúdo para a mesma.

Qual a importância das micro e pequenas empresas na economia brasileira?

Definitivamente se você possui uma micro ou pequena empresa, se considere um dos principais responsáveis para o desenvolvimento de toda a economia do país, você e seu empreendimento são tão importantes que possuem até mesmo uma data comemorativa, o dia 5 de outubro é considerado o dia da micro e pequena empresa.

Presentes em 98% de todo o mercado do país e gerando 55% dos empregos, tais empresas são consideradas até mesmo mais importantes que os empreendimentos de maiores portes como grandes multinacionais, um pequeno empreendimento impulsiona a economia do país, promove um desenvolvimento social e econômico e diversifica a oferta de produtos.

Apesar das grandes dificuldades durante o trajeto para que seu negócio se consolide e então passe a ter lucros brutos com o mesmo, com as dicas aqui citadas aplicadas de forma correta você com certeza terá resultados melhores para seu empreendimento, lembre-se que é de extrema importância estar sempre atento nas atualizações do mercado, mantenha-se estudando sobre mercado financeiro, marketing digital e tudo aquilo que puder contribuir para com o crescimento de seu negócio, não deixe com que seu empreendimento que lutou tanto para tirar do papel caia na rotina mesmo quando já tiver clientes conquistados, o mercado está sempre em inovação e você/sua empresa também devem estar.

Conclusão

Curtiu o nosso conteúdo de hoje? Então, sinta-se à vontade para compartilhar com seus amigos e colegas que também possuem interesse em visitar os Estados Unidos de modo facilitado. Ah, sinta-se à vontade também para conferir e compartilhar outros artigos do nosso blog Até a próxima!

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Sobre o autor

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Felipe Martins
Estrategista Digital

Mineiro, entusiasta da tecnologia e amante das artes. Trabalho com Internet Marketing desde 2010. Sou dono da Agência SNR e fundador do Blog Dica Útil. Você pode falar comigo pelo email [email protected]

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