Maximalismo: entenda o que é e como aplicar na decoração

maximalismo
Índice deste artigo

Os estilos de decoração vão e vêm constantemente, o que hoje é considerado moda amanhã pode não ser mais.

Um estilo muito presente na decoração hoje em dia é o minimalismo, aquele que acredita que não precisamos de muitas coisas para criar um ambiente bonito e decorado.

Ao contrário desse movimento, existe o maximalismo. A seguir você vai conhecer mais sobre esse estilo e como ele é aplicado na decoração.

O que é maximalismo?

O maximalismo é um movimento contrário ao minimalismo que ganhou tanta força nos últimos anos. Esse estilo busca o exagero, o exuberante e sem limites para a decoração e também arquitetura.

No maximalismo a ideia é aproveitar ao máximo cada espaço, colocando peças decorativas ou objetos chamativos e exuberantes nos espaços vazios. Enquanto no minimalismo a dica era “menos é mais”, aqui a frase que representa melhor é “menos é chato”.

O arquiteto Robert Venturi foi impulsionador do maximalismo, conhecido por seus projetos de obras gigantescas, o movimento ficou mais forte depois de 1970 com artistas que se opuseram ao minimalismo.

Maximalismo na decoração

Ao contrário do que se pensa, o maximalismo não representa uma decoração sem sentido e bagunçada, a ideia é utilizar o bom gosto e o estilo pessoal na medida certa para criar um ambiente bonito. Veja como o maximalismo pode ser aplicado:

Revestimentos de parede

Uma técnica do maximalismo é trabalhar com diferentes tipos de revestimento de parede, a ideia é criar várias texturas e cores no espaço.

O papel de parede é o revestimento preferido desse estilo, pois ele é encontrado em uma infinidade de estampas e cores. Mas existem muitos outros que podem compor a decoração de forma inteligente e exuberante.

Tipos de revestimento de parede

Além do papel de parede, outros tipos de revestimento ficam legais na combinação do maximalismo, conheça alguns:

• Tijolinhos:

Os tijolinhos são um revestimento que pode ser o próprio tijolo exposto ou uma simulação do item, ele traz um charme rústico para o ambiente;

• Cerâmica ou porcelanato:

São revestimentos mais robustos que podem criar efeitos desde a madeira até o mármore;

• Pintura:

A própria pintura pode ser uma estratégia na decoração maximalista, a parede lisa possibilita a colocação de quadros, por exemplo.

Como citado no último item, alguns decoradores maximalistas preferem deixar as paredes lisas para poder decorar com artigos exuberantes como quadros.

Quarto maximalismo
Quarto no conceito do Maximalismo

Uso das cores

O maximalismo na decoração busca criar um ambiente vivo, cheio de energia, por isso investem em cores que causam essa sensação, como as cores mais vibrantes.

Muitos costumam escolher uma paleta de cores e apostar nela, fazendo a distribuição de cada cor pelo espaço. Por exemplo, sofás azuis, paredes verdes, almofadas roxas, enfim, a criatividade é quem vai guiar nessa escolha.

Artigos de decoração

Os artigos decorativos são o grande destaque desse estilo, eles podem ser dos mais variados tipos, tamanhos e formatos.

A ideia não é necessariamente seguir um padrão e sim contar uma história por meio da combinação daqueles objetos decorativos.

A dica é apostar em plantas gigantes, peças clássicas, quadros exuberantes, móveis de época, esculturas de mármore, entre tantas outras opções. Sabe quando você entra em um antiquário? Você vê coisas por todos os lados? É essa a pegada.

Conclusão

Agora que você conheceu um pouquinho sobre o maximalismo, deu para entender como funciona sua implementação na decoração. Embora seja um estilo que está ganhando novos adeptos, ainda não é bem aceito por todos.

O minimalismo está muito presente na sociedade atualmente e pode levar algum tempo até que as pessoas se abram para estilos mais exuberantes. O que não impede que a sua casa possua essas características, afinal cada um decora o seu espaço de acordo com o seu gosto.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Sobre o autor

Facebook
LinkedIn
Twitter
Felipe Martins
Estrategista Digital

Mineiro, entusiasta da tecnologia e amante das artes. Trabalho com Internet Marketing desde 2010. Sou dono da Agência SNR e fundador do Blog Dica Útil. Você pode falar comigo pelo email [email protected]

Publicidade

Destaques

Publicidade
Compartilhe essa dica com alguém